Balcão para Cooktop

Modernos, elegantes e simplesmentes lindos: sem dúvida nenhuma, os cooktops caíram definitivamente no gosto dos brasileiros. Não apenas pela sua beleza cosmopolita e pela praticidade, mas por se apresentarem como uma solução perfeita tanto para ambientes pequenos quanto para os mais amplos. Hoje em dia, é impossível imaginar uma cozinha planejada moderna que não tenha um cooktop; porém, engana-se quem pensa que este é um privilégio restrito apenas àqueles que têm a cozinha toda planejada.

Graças a móveis específicos como o Balcão para Cooktop, é possível obter um resultado bem próximo ao de uma cozinha planejada - basta, apenas, tomar alguns cuidados importantíssimos na instalação para não haver problemas precoces tanto com o funcionamento equipamento quanto com o próprio balcão e os móveis vizinhos.

Para ajudá-los a tomar a decisão sobre qual é o balcão para cooktop ideal para sua casa, vamos falar dos principais cuidados e, assim, você poder escolher seu balcão com total tranquilidade.

  1. Antes de escolher o seu Balcão para Cooktop, tenha em mãos as medidas do aparelho, sempre lembrando que as medidas variam entre um cooktop 5 de bocas e um cooktop 4 de bocas. Confira com atenção a todas as recomendações do fabricante!
  2. Esta bancada que apoiará o fogão precisa ter de 2 a 6 cm de espessura, além de ser resistente a temperaturas de até 90º C.
  3. Atente para a ventilação: o Balcão para Cooktop deve ter guardado entre 5 e 10 cm a partir do fundo do equipamento, medida que varia de acordo com o manual de cada produto (daí a importância de escolher o Cooktop primeiro ou junto com o móvel, e não o móvel antes do Cooktop). É essa área que vai garantir o fluxo de ar nos cooktops elétricos, impedindo o superaquecimento. No caso do cooktop a gás, ele usa esse espaço para o posicionamento da mangueira que o alimenta.
  1. No caso dos cooktops a gás, é preciso atenção também ao ponto de saída do gás: ele precisa estar do lado de fora da marcenaria a no máximo 1 metro a partir do centro do fogão.
  2. As tomadas precisam ficar fora do nicho, na alvenaria, a pelo menos 30cm do ponto de gás;
  3. Se a pia estiver nessa mesma bancada, o ideal é manter a distância de 45cm para evitar a umidade e os respingos
  4. Se o cooktop for ficar ao lado da geladeira, é necessário que se isole o eletrodoméstico para não haver riscos de elevar o consumo de energia. Mas isso pode ser resolvido facilmente com um afastamento de 10cm e uma divisória de drywall ou madeira.

Ao tomar todos esses cuidados com a instalação, é perfeitamente possível garantir um excelente funcionamento do seu fogão e então escolher o balcão certo para o cooktop.

Decorando com Balcão para Cooktop

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber para instalar com segurança o seu Balcão para Cooktop e deixa sua cozinha bonita e segura, é a hora de pensar na parte visual. A boa notícia é que por si só, o cooktop já cria um ambiente mais leve e clean por integrar um eletrodoméstico ao móvel: por mais que os fogões com pés convencionais hoje já tenham um design moderno e inovador, é indiscutível o apelo visual de um cooktop bem-instalado na cozinha. Sem falar na facilidade de limpeza devido à sua superfície plana e envidraçada.

Porém, talvez o principal trunfo deste maravilhoso eletrodoméstico que amamos tanto é a possibilidade de otimização do espaço. Em tempos de imóveis cada vez menores, os Cooktops são uma economia e tanto neste sentido! Outro diferencial dos cooktops em relação aos fogões de piso tradicionais é a versatilidade no uso: se você quiser colocar um forno junto, ele não precisa estar diretamente abaixo do fogão. Ele pode até ficar em um móvel diferente, inclusive em uma altura bem mais confortável para você. Não é o máximo?

E se estamos dentro de um universo de praticidade nunca antes experimentada por quem cozinha, os móveis que acompanham esta tendência também costumam ser bem práticos e compactos. Com frequência, os Balcões para Cooktop vêm, inclusive, acompanhados de espaços específicos para outros eletrodomésticos, como o microondas. Mas as variações são muitas: uns trazem também gavetas, outros prateleiras, e até mesmo vêm com um módulo complementar, que aumenta a superfície ao lado do cooktop, facilitando o manuseio das panelas na hora de cozinhar. Uma mão na roda para quem quer ter tudo à mão ou dar um toque pessoal à decoração daquele cantinho.

Um detalhe a ser levado em conta por quem pretende ter um cooktop é o consumo de energia elétrica. Tanto os cooktops elétricos quanto aqueles por indução diminuem seu gasto com o gás, mas aumentam sua conta de luz. A fonte de alimentação pode até ser trocada, mas no fim das contas, é bem provável que você continue gastando quase o mesmo valor.

E uma dica que já demos mas não custa relembrar: não se esqueça de sempre o manual do produto e faça a instalação do móvel e do cooktop de preferência com um profissional. Aproveite para conferir as novidades da Toque a Campainha em Balcão para Cooktop e escolha a que mais combina com seu estilo e dia a dia! ;)

Conheça nossos balcões para cooktop