Decoração de Sala Pequena

Hoje em dia, a decoração da maioria dos lares brasileiros precisam se adequar ao projeto enxuto que tem sido reservado a eles. Principalmente no caso dos apartamentos, os cômodos estão cada vez menores, para darem espaço à áreas de lazer maiores, ou uma maior quantidade de residências por metro quadrado.

Isso impacta diretamente na forma em como vamos montar a casa, lembrando que cômodos pequenos podem ser tão confortáveis quanto os grandes. Conforto tem a ver com uma boa escolha de móveis funcionais, cores agradáveis, e itens que ajudem a deixar seu ambiente aconchegante e de fácil acesso.

A sala de estar, geralmente, é o ambiente que mais nos preocupamos que esteja lindo e atraente. É onde recebemos as visitas, e por isso, queremos causar boa impressão. Não somente onde recebemos as visitas, mas também é o lugar da casa onde passamos maior parte do nosso tempo livre, na companhia da família ou amigos, desfrutando de uma momento de descanso.

Por isso, na Decoração de Sala Pequena é importante medir o lugar onde se pretende colocar móveis chave, como o sofá, protagonista do ambiente. Aquela velha combinação de sofás de 2 e 3 lugares tem caído por terra, e pode ser substituída por um sofá de 3 ou de 2, somente, combinado com uma poltrona.

Em caso de ambiente muito pequenos ou estreitos, vale pensar em configurações mais modernas ainda, e apostar na união dos modelos mais enxutos que puder. Mas lembre-se: ninguém precisa ficar em pé por causa disso. As poltronas dão o toque econômico, bonito

O espaço entre a TV e o sofá também deve ser respeitado, deixando uma área de circulação justa e deixando a imagem confortável aos olhos. O espaço da TV pode ser economizado com os racks e painéis para TV, mas se uma mesa de centro for ficar apertada no conjunto, não tem problema. Você pode substituí-la por um puff para apoiar os pés e deixar a sessão de cinema ainda mais agradável.

As mesas auxiliares ou laterais também podem ser uma boa troca, para que nada fique no meio do caminho. Móveis funcionais também ganham destaque nessa realidade. Mesas extensíveis, nichos que permitam a colocação de puffs embaixo, banquetas que se encaixam debaixo da mesa, tudo isso vale na hora de projetar a Decoração de Sala Pequena.

Cores claras e espelhos também podem ser bons aliados na hora de dar uma sensação mais arejada ao ambiente. A moderação nos itens decorativos também ajudam. Se você ama quadros, por exemplo, reserve um lugar para eles, mas não coloque-os por todo o ambiente. Cores mais fortes são sempre bem-vindas para alegrar o ambiente. Mas nos menores, ela pode vir como um detalhe em alguns itens, deixando a decoração mais clean.

Sala de TV Pequena

Para amparar TVs e aparelhos eletrônicos em salas de estar com tamanho reduzido, o ideal é apostar em móveis suspensos, que ocupem menos espaço na área de circulação. Os painéis de TV são ótimos, pois apoiam os aparelhos na parede, e não ocupam lugar no chão. Eles podem vir acompanhados dos Racks - ou os Racks podem vir sozinhos também - e abrigar a TV, os aparelhos eletrônicos e itens decorativos num só lugar.

Como o ambiente é pequeno, menos é mais. Poucos itens já dão uma graça na decoração. Já o excesso deles, pode deixar a aparência do cômodo carregada e pouco arejada.

A Sala de TV Pequena tem suas particularidades, e precisa de algumas dicas para ficar confortável. São ambientes onde, geralmente, não tem como distanciar muito a TV do sofá, então não precisa exagerar nas polegadas, pois quanto maior a TV, mais espaço é necessário para que a imagem fique nítida.

O puffs também são muito bem-vindos, tanto para disponibilizar mais lugares na sala, na hora da sessão de cinema, quanto para apoiar os pés e deixar a sessão ainda mais confortável.

Poltronas também não deixam de desempenhar um papel importante de dar conforto ocupando pouco, e deixando a sala de TV ainda mais charmosa.

Sala de Jantar Pequena

A Sala de Jantar é uma área que exige espaço para circulação por si só. Mesmo sendo um ambiente onde a movimentação é pouca, ele demanda facilidade em acessar a mesa e todos os lugares nela disponíveis para sentar. No entanto, isso pode não ser uma tarefa muito fácil na configuração atual das casas. Os espaços estão cada vez mais reduzidos, e muitas vezes, nem permitem cômodos próprios para refeições ou TV. Mas se você faz questão de reunir a família ou amigos na hora das refeições, é possível sim encontrar um modelo de mesa que se encaixe no espaço disponível que você tem.

É preciso definir o espaço que será intitulado como sala de jantar e isso, nos lares modernos, é bem relativo.

Se você não tem um cômodo inteiro para desempenhar essa função, você pode utilizar um trecho da sala de estar, cozinha, o balcão que une ambos - fazendo um ambiente continuado- ou até mesmo aquele espaço do home office.

Alguns itens decorativos ou de iluminação ajudam a delimitar a área de jantar, como lustres, espelhos e luminárias. Colocá-los juntos da mesa, indicam muito bem que aquele lugar ali é uma continuação do cômodo, mas é reservado para os momentos de refeição.

Os espelhos e as cores claras - válidos, inclusive, para as próprias mesas e não somente ao redor delas - ampliam o ambiente e evitam a sensação de aperto.

As cadeiras escolhidas para a Sala de Jantar também impactam bastante na circulação. A mesa pode ser um modelo enxuto ou dobrável, mas se as cadeiras forem de modelo robusto, ocupam muito espaço mesmo assim. Opte pelos modelos mais “magrinhos” ou até mesmo por banquetas, que podem ir para debaixo da mesa depois de usadas. A otimização do espaço agradece!

Sofás Pequenos

Os sofás sempre foram os protagonistas das salas de estar. É praticamente impensável imaginar uma sala de estar aconchegante sem um sofá inserido nela. No entanto, na configuração atual das casas, não há muito espaço para peças muito grandes. Sim, eles ainda são os mais importantes da sala de estar e ninguém precisa viver sem eles. Basta optar pelos modelos menos robustos, e abusar do conforto em seu lar.

Falando em sofás pequenos, os modelos reclináveis são ótimos para ambientes de mesmo tamanho. São bem econômicos quando fechados, mas sempre acolhem mais um quando abertos. Os modelos de 3 lugares podem facilmente ser substituídos pelos de 2, se a casa não for muito cheia.

Acompanhe ele com puffs ou poltronas, e ninguém sentirá nenhum lugar faltando ali. Existem modelos 2 lugares, inclusive, que cabem perfeitamente 3 pessoas.

Então use e abuse dos modelos sem lugares demarcados no estofado. A sensação - e realidade - é que sempre cabe mais um!

Móveis para Salas Pequenas

Os Móveis para Salas Pequenas não são difíceis de encontrar. Aproveite as sessões dos multiuso, aqueles descritos como os retráteis, reclináveis ou extensíveis.

Geralmente, os móveis com mais de uma função se saem muito bem em ambientes pequenos, pois evitam a compra de um outro móvel sem necessidade.

As salas pequenas acabam ensinando que menos é mais, e que conforto independe de espaço. A escolha certa de móveis pode deixar o seu espaço arejado e com uma boa área de circulação mesmo sendo pequenininho.

E pode deixar todo mundo que visitar a sua casa morrendo de amores pelo seu cantinho, querendo voltar!