Sala de TV Pequena

Os lares dos dias atuais estão cada vez menores e vivemos isso em nosso dia a dia. O aumento no número de projetos para as grandes cidades tem sido significantes, e têm resultado em casas cada vez mais enxutas e pouco espaçosa. Mas isso pode ser driblado com sabedoria e criatividade. Com os móveis certos, seus cômodos podem ficar aconchegantes e com uma boa área de circulação, basta saber escolher certo!

A sala é o cômodo em que pensamos primeiro na hora de arrumar. É onde a visita chega e se acomoda, funcionando como o cartão de visita da casa. Sendo sala de estar ou de TV, é um ambiente que pede conforto, pois são feitos para passar o tempo e relaxar.

E a maioria das casas unem a sala de TV com a sala de estar no mesmo ambiente, por não terem espaço para separar essas duas funções. De qualquer forma, vamos combinar que não há nada de errado nisso. Pelo contrário: fica até mais aconchegante.

Uma Sala de TV Pequena requer alguns truques para ser confortável e não deixar ninguém passar aperto. Os móveis devem ser funcionais e não ocuparem espaço indevido. Leia indevido como desnecessário.

Por isso, deve-se levar em consideração o número de habitantes da casa, a frequência de visitas, e se realmente há a necessidade daquele jogo de sofás de dois e três lugares que é clássico, mas hoje em dia, não é mais necessário.

Como Decorar uma Sala de TV Pequena

É isso mesmo, o famoso jogo de sofás de dois e três lugares caiu por terra. Com os lares pequenos, uma sala de TV pode muito bem ser composta por uma outra combinação que substitua um dos sofás. E essa troca pode ser feita de diversas maneiras. O sofá menor pode ser substituído por poltronas ou puffs. Se a sala foi muito pequena, opte por combinar um sofá de dois lugares com os demais itens, no lugar do de três.

É preciso também ficar atento ao tipo de sofá a ser escolhido. Você ama os sofás retráteis? Pense bem no modelo que quer, pois quando aberto, ele pode comprometer a circulação da sala. Se optar por um modelo comum, tudo bem. Ainda assim você pode relaxar as pernas utilizando os mesmos puffs, propostos anteriormente, para apoiar os pés na hora da novela. O melhor desses itens versáteis e pequenos, é poder guardar ou deixar num cantinho quando não estiver usando.

Falando em versáteis, as poltronas são uma ótima pedida para as Salas de TV Pequenas. Elas proporcionam o mesmo conforto que o sofá, de forma individual, e ocupa pouco espaço. Além de serem confortáveis e econômicas na arrumação, são muito estilosas, e nunca passam desapercebido na decoração. Um ambiente pequeno pode ser também elegante, arrojado, moderno… basta um ou dois itens que façam a diferença no cômodo, e a poltrona certamente é um deles.

Para acomodar a TV - a protagonista do pedaço - sem ocupar muito espaço, opte pelos racks ou painéis para TV - ou dos dois juntos, por quê não? Eles conseguem unir beleza, estilo e praticidade em duas peças muito queridas. Para quem tem pouco espaço, mas ainda pode abusar de um lindo conjunto, os racks podem ter a mesma espessura ou menos que uma estante comum. Para os que tem os espaço mais limitado, fique apenas nos painéis, ou nos home theaters. Eles ficam fixados à parede e não atrapalham em nada na circulação do pessoal.

Para completar a escolha dos móveis, lembre que as cores e itens de decoração também preenchem o ambiente. Cores escuras, por exemplo, dão a sensação de ambiente menor e mais ocupado. Elas “apertam” o cômodo, deixando ele mais denso. No caso da Sala de TV Pequena, o ideal seria optar por cores claras, que irradiem luz e dêem a sensação de amplitude ao ambiente.

Sim, as cores mais claras têm o incrível poder de transmitir luminosidade, e fazer o lugar parecer maior do que realmente é. Ou seja, as cores claras são as melhores amigas dos ambientes pequenos, além de cairem muito bem não apenas no projeto, mas também nos móveis e itens de decoração.

Uma ou outra cor mais forte ou escura também são bem vindas para quebrar a claridade. Caem muito bem nos detalhes, como mantas, tapete, almofadas, quadros ou outros itens decorativos.

Móveis para Salas Pequenas

Os Móveis para Salas Pequenas devem ser escolhidos com cuidado, para que o ambiente não fique apertado no ir e vir. Sala pequena requer criatividade e bom senso para que fique aconchegante, mesmo cabendo poucos itens. O segredo está em escolher itens coringas, que proporcionem conforto e não ocupem muito espaço na hora da arrumação.

Um dos itens primordiais numa sala pequena é o sofá. Seu modelo deve caber dentro das possibilidades do espaço, para que a circulação não fique comprometida. Se o modelo de 3 lugares for muito grande, não tem problema. Um sofá de 2 lugares pode substituí-lo muito bem, podendo ser complementado com cadeiras decorativas, poltronas ou puffs.

Esses itens garante que o conforto não seja deixado de lado, mesmo com lugares a menos. Permitem também que esses lugares sejam multiplicados sempre que necessário: os puffs, por exemplo, podem ser usados para apoio dos pés, ou acomodar as visitas sempre que precisar.

Os painéis e home theaters também vieram com tudo na decoração das casas pequenas. Tão bonitos quanto a estante clássica, eles embelezam , organizam e tudo isso sem ocupar muito espaço. Sua estrutura, feita para ser fixada à parede, faz com que o móvel interfira muito pouco no espaço útil da sala.

Basta ficar atento às prateleiras e gavetas, se houver. Eles também podem ser simples e virem acompanhados do rack, que geralmente também têm dupla função, podendo ser utilizado sozinho ou em conjunto. E essa é a ideia primordial das salas pequenas: móveis práticos e multifuncionais.

As poltronas também são itens perfeitos para compor os móveis para salas pequenas. Elas dão um destaque especial na decoração do ambiente, deixando-o confortável e bonito ao mesmo tempo. Os modelos variados permitem que você escolha aquele melhor combine com a sua decoração e que caiba no seu espaço. As de pés fixos ou giratórios costumam ser ideais para aquele cantinho enxuto. Já as poltronas do papai requerem mais espaço, mas se couber na sua sala, o conforto estará redobrado!

Alguns truques podem ser levados em consideração na hora de combinar esses móveis. Paredes de cor clara dão uma sensação de um cômodo maior. Um bom espelho em uma das paredes da sala também dão a impressão de espaço aumentado, além de deixar a decoração bem refinada. Capriche nos detalhes, como itens de decoração, lustres ou almofadas.

Um espaço pequeno não precisa de muito para estar preenchido, e todos esses detalhes, podem ser facilmente percebidos. Lembre-se que tudo o que tiver a função de ser usado no meio do caminho, possa ser guardado. Itens dobráveis, desmontáveis ou encaixáveis são super amigos das salas pequenas.

Considere essas dicas, e garanta que ninguém fique de fora na hora do filme ou de colocar o papo em dia. Veja todas essas opções de itens no site da Toque a Campainha!