Sofá de Canto

O sofá sempre foi, e pelo visto sempre será, o protagonista da sala de estar ou TV. É ele quem comanda a decoração, e dita as regras de como se acomodar a aproveitar ao máximo as possibilidades de descanso e entretenimento que o cômodo pode oferecer. Por isso, é muito importante que este item seja escolhido com todo amor e carinho, para que o ambiente fique o mais agradável possível, tornando o cantinho mais especial da sua casa.

A harmonia entre seu sofá, o espaço disponível e os itens coadjuvantes também se fazem muito importante na hora de projetar o local. São todos eles, reunidos, que vão dar o encanto e conforto que você tanto busca.

Por isso é importante começar pelas medidas, tanto do cômodo, quanto do sofá que se está procurando. Aqui falaremos, em especial, sobre os sofás de canto, e esses precisam de ainda mais atenção no quesito tamanho.

Os sofás de canto geralmente são bastante robustos, ocupando um bom espaço na sala. Para adquirir um sofá nesse modelo, é preciso medir não apenas uma, mas as duas paredes que ele vai ocupar. Melhor prevenir do que remediar a colocação de um item que não caiba perfeitamente em sua sala.

Saber o quanto mede cada lado do sofá, cada braço - caso ele tenha braços fixos - e também a profundidade do assento e encosto de cada lado do sofá será determinante na hora de escolher o canto da sala que irá ocupar e o tamanho certo do sofá que você deverá e poderá escolher. Tendo isso em mente, sua pesquisa torna-se muito mais assertiva.

Modelos grandes como o sofá de canto são ideais para quem tem a casa muito movimentada pelo entra e sai das visitas, ou tem uma família com muitos integrantes. Esses são ambiente mais necessitados do que o normal, de muitos lugares, para que possam receber e acomodar a todos com conforto.

O também conhecido como sofá em L também é uma ótima solução para otimizar a circulação do cômodo, formando um “caminho” de passagem obrigatório, e também para dividir ambientes. Ainda existem modelos de sofá de canto que são formados por módulos móveis, ou seja, você tem a total liberdade de escolher onde um lado desse sofá vai se posicionar.

Conhecido como chaise, se a sala de TV está cheia e todos desejam sentar para ver um filme, os módulos podem ficar posicionados paralelamentes. Se a casa está pequena e o desejo é deixar no sofá, o chaise pode ficar em frente ao módulo principal, assim, esticar os pés será muito agradável.

Na primeira opção, o sofá de canto organiza a sala, induzindo o fluxo dos habitantes, e tornando o ambiente prático. Além disso, deixa o ambiente ainda mais confortável, com bastante espaço para todos curtirem reuniões em família, com amigos e aquela deliciosa sessão de TV. É a arrumação mais clássica e comum na maioria das casas, que não comportam móveis tão grandes devido aos projetos mais enxutos que os novos lares têm ganhado hoje em dia.

A grande vantagem do sofá de canto é que não existe a necessidade de eliminar determinados móveis da sua sala de estar ou TV, já que o espaço que vai ocupar é tão determinado que ele não vai atrapalhar os outros móveis do seu cômodo. Se você possui uma mesa de centro, um aparador, além do rack e do painel, o sofá de canto, desde que bem planejado, vai colaborar para a circulação de pessoas que frequentam a sua casa!

Sofá de Canto Pequeno

Ideal para quem gosta de muito conforto e espaço, mesmo não tendo tanto um espaço tão amplo para aproveitar, o sofá de canto pequeno é completamente funcional no quesito aproveitamento. Considerando uma pequena área para sala de estar ou sala de TV, a escolha de um sofá de canto pequeno pode ser feita quando se vê a necessidade de um móvel que possa comportar muitas pessoas, mesmo sem ter uma grande quantidade de lugares.

Pela facilidade de ser encaixado em qualquer canto do seu cômodo, um sofá de canto pequeno pode ser adaptado com muita simplicidade em ambientes pequenos. Mas, atenção, é preciso estar muito atento ao tamanho dos outros móveis, de forma a não comprometer a área de circulação do seu cômodo, seja sala de TV ou de estar.

O formato em L, o mais popular, pode ser o mais adequado para salas pequenas e médias. Já o formato com canto arredondado é mais ideal para ambientes grandes. A vantagem do modelo com canto arredondado é a vantagem de criar uma área posterior ao sofá de canto.

Já os modelos de sofá de canto pequeno, por mais que existam de diversas formas, sendo no formato de L se adequa melhor à qualquer canto de todas as paredes da sua casa e podem aproveitar, da melhor maneira, o pouco espaço que certas casas possuem.

Considerando também que a maior parte das casas e apartamento atuais são pequenos, nada melhor do que deixar cada cômodo com ambientes super agradáveis, não é mesmo? É por esse motivo que o sofá de canto pequeno pode ser uma excelente opção para cômodos que precisam otimizar o máximo de espaço que podem conseguir.

De diversas formas, após a escolha do modelo, seja ele no mais famoso L, arredondado ou com chaise, o passo seguinte é definir qual o melhor tipo de revestimento e quais as combinações que podem ser feitas em sua sala de estar e/ou TV.

Por exemplo, casas e apartamentos com crianças e animais de estimação sempre exigem um pouco de atenção ao revestimento do sofá. Opte por revestimentos de fácil limpeza e que não necessitam de tanta manutenção. O couro ou os diversos tipos de couros sintéticos, como o corino e o facto, são boas escolhas para esse caso.

Vitrine

Se a sua rotatividade de pessoas em casa é baixa, já que sabemos que o mundo moderno e globalizado nos faz dar um pouco mais de atenção ao trabalho e a vida fora de casa, escolha revestimentos resistentes e que são simples de limpar - daqueles que um aspirador de pó basta.

Dê preferência, por exemplo, aos modelos com revestimento em chenile ou mesmo no tecido nobuk. Se sua preferência é um tecido mais avelulado, macio ao toque, daqueles que você percebe que suas visitas tocam, amam e não querem mais sair do seu sofá e da sua casa, nada melhor do que um veludo, um tecido suede, um revestimento rocca ou até mesmo um animale.

Pensando em decoração, lembre-se dos itens que contrastam com a cor do revestimento do seu sofá de canto pequeno e também com a textura. Faça uma brincadeira que permita misturar tons claros x tons escuros e também entre tecidos mais rígidos e mantas e cortinas mais macias e leves. Brinque com as possibilidades que possui em casa ou mesmo com o tom da sua parede.

Ela pode ser o destaque do canto que seu sofá ficará encostado. E se você gosta dos tons mais básicos e neutros, nenhum problema! Use paletas de cores que combinem entre si, como o marrom, o cinza e o bege. Desde que seja do jeito que gosta e com o conforto que você precisa, a sua sala de estar com seu sofá de canto pequeno ficará perfeita. Agora confira os modelos de sofá de canto no site da Toque a Campainha e coloque já todas essas ideias em prática!

Conheça nossos sofás de canto