Sofá de Couro

O sofá é um dos grandes investimentos que fazemos ao decorar ou redecorar a nossa casa. É um dos itens mais importantes, impactando diretamente na experiência diária que temos em nosso lar. Para uma experiência agradável, a ponto de se tornar marcante, é preciso que este item tenha sido escolhido com bastante cuidado, para que proporcione, de fato, o conforto que você merece na hora da reunião em família, do simples descanso ou da sessão de TV.

Um sofá desconfortável pode fazer com que os moradores da casa, e até as visitas, abram mão dos momentos de descontração na sala de estar ou TV da casa. Nada mais triste do que investir numa decoração linda, mas que não seja realmente aproveitada por todos.

Ambiente que dá gosto de curtir é aquele que além da beleza, traz comodidade e praticidade ao seu dia a dia, e o sofá é o item que faz toda a diferença nesse quesito. Os modelos e revestimentos do sofá podem ser muitos, e essa escolha está diretamente relacionada ao quanto esse sofá será utilizado.

Se a casa é bastante movimentada, e precisa de itens duráveis e de qualidade, o Sofá de Couro é a pedida perfeita para você. Eles foram considerados sóbrios demais e até mesmo antiquados, por muito tempo, mas o rumo que decoração moderna vem tomando mostrou que essa consideração caiu por terra.

O sofá de couro pode ter aspectos variados, dependendo do tipo de couro - natural, sintético ou ecológico - do modelo do sofá e o acabamento. Quanto melhor for o resultado final, mais nobre se torna o sofá, proporcionando uma decoração sofisticada, como o couro naturalmente já impõe. Levando em consideração que o tipo de couro irá impactar na aparência que o sofá irá proporcionar em sua casa, os modelos de couro natural geralmente fazem parte dos maiores investimentos.

É o mais resistente de todos, apresentando um couro macio e maleável, e permitindo uma experiência de extremo conforto. Já os sintéticos, deixam transparecer um pouco a diferença, com um toque mais rígido e com um pouco mais de brilho em sua superfície. Sua composição, apesar de parecer, não leva couro, e sim uma mistura entre algodão, PVC,poliéster e poliuretano.

Há ainda um terceiro tipo de couro, o ecológico, que é basicamente bem parecido com o couro natural, porém com origens pouco menos danosas ao meio ambiente. A preocupação acerca do consumo sustentável tem tornado os modelos sintéticos - também mais em conta - e ecológicos, bastante procurados.

A vantagem do sofá de couro, além de ser atemporal e neutro, é a sua facilidade de limpeza. O couro é impermeável, não mancha com facilidade e não requer manutenção além da higienização.

Os de couro natural são flexíveis e permitem a circulação de ar, permitindo que o estofado não esquente nos dias mais quentes - sim, a afirmativa de que o sofá de couro esquenta, é um grande mito, pois ele se adapta à temperatura do seu corpo. É um excelente investimento para quem tem crianças pequenas e bichos de estimação em casa, ou até mesmo que tem uma residência movimentada.

Sua manutenção é prática e rápida, e requer uma limpeza esporádica - mas periódica - com pano úmido e sabão neutro, a hidratação do couro e o cuidado para não expor o material ao sol. A única desvantagem seria o alto custo dos modelos legítimos, mas os modelos de couro fake substituem com classe e transmitem igual elegância e modernidade. Falando no estilo que um sofá de couro pode passar, esses modelos podem compor decorações diversas, desde as rústicos até as mais futuristas.

Escolhendo seu sofá de couro

Nas decorações que remetem ao antigo, o couro cai bem com itens amadeirados, que acompanhem a tonalidade do couro. Nas mais modernas, o tecido em tonalidades diferentes causam o impacto desejado, como o couro preto ou branco, num escritório ou sala de TV super moderna. O couro sintético, aliás, pode ser tingido por uma gama maior de cores, deixando a decoração ainda mais livre e diversificada.

Há quem diga que o estofado em couro seja antiquado, mas esses se enganam. Um sofá de couro ganha apenas caráter antigo se assim o decorador quiser. Ele é versátil, podendo combinar com diversos tipos de decoração, como dito anteriormente.

Mesmo sendo uma peça clássica, ele vai muito bem com outros itens mais modernos, como almofadas coloridas - não necessariamente neutras - tapetes marcantes ou cortinas poderosas. Além desses coadjuvantes cheios de poder na hora de complementar o visual do couro, outras regras básicas para combinar o marrom do couro, em geral, são bem-vindas, como se tratasse de um sofá marrom qualquer.

O mito de que o sofá marrom combina somente com cores neutras já derrubamos. Podemos lembrar que a cor casa muito bem com elementos em tons terrosos e avermelhados, além do amarelo, laranja ou qualquer outra tonalidade quente.

Essa dica pode lhe ajudar bastante na hora de compor uma sala de TV ou estar com um sofá de couro. Estamos falando do marrom por ser a cor na maioria dos estofados de couro.

Mas no caso dos couros na cor preta, bege ou branca, a combinação com as neutras também pode ser a mesma do que com outros tipos de revestimentos. Sofás mais escuros pedem um entorno mais claro e vice e versa, equilibrando o ambiente e deixando não apenas agradável no conforto, mas também aos olhos.

O couro também pode ir bem em combinações menos óbvias. Quer um exemplo? O couro em tom caramelo orna perfeitamente com uma parede azul, que a princípio, seria descartada por não ser uma cor quente.

Em outras combinações modernas, o couro vai bem em ambientes contemporâneos, como por exemplo, os de paredes cruas em tijolo. Outra combinação não tão óbvia e que certamente interessa você, cliente da Toque a Campainha, é o sofá de couro em salas pequenas.

Sim, os estofados de couro podem ser alocados em cômodos de menores proporções. No entanto, não se pode esquecer que geralmente são estofados em tons escuros, e a cor escura dá a sensação de diminuição do ambiente. Por isso, lembre de contrastar seu sofá de couro num ambiente claro e arejado, deixando-o ser o destaque da sala.

Também vale lembrar dos couros sintéticos e suas possibilidades diversas de cores, o que facilita ainda mais as combinações em ambientes pequenos. Mas no caso dos couros na cor preta, bege ou branca, a combinação com as neutras também pode ser a mesma do que com outros tipos de revestimentos. Sofás mais escuros pedem um entorno mais claro e vice e versa, equilibrando o ambiente e deixando não apenas agradável no conforto, mas também aos olhos. A escolha pelo sofá perfeito não precisa ser necessariamente trabalhosa. São detalhes que, se lembrados, otimiza a sua busca e a torna muito mais simples e prazerosa.

Na dúvida entre sofás de couro, a única dificuldade que permanecerá será a dúvida entre um modelo chique e outro ainda mais fino. A certeza que fica, é que você estará garantindo uma peça duradoura, que irá abraçar você e sua família por muito tempo. Além disso, o dia a dia será prático, pois sua manutenção requer cuidados simples com a limpeza, hidratação do material e exposição ao sol. Corra agora mesmo para a loja virtual da Toque a Campainha e veja os modelos de sofá de couro, sintéticos e naturais, que vão agregar valor à beleza da sua sala e ao conforto da sua família! São muitas opções que vão deixar a sua busca ainda mais divertida.

Conheça nossos sofás de couro