Aparador para Sala

O aparador é aquele móvel coadjuvante, que dá um apoio à decoração, mas tem muito mais poderes do que se imagina. Sua função pode ser de apoio, mas sua funcionalidade pode ser bem diversificada, e talvez você ainda não tenha prestado atenção o quanto esse item pode ser o “pretinho básico” da casa, como um item coringa que combina com tudo.

Sua função, basicamente, é preencher o ambiente com um novo espaço para mais alguns itens decorativos, livros, revistas, e itens que precisem estar à mão ao chegar e sair de casa.

No entanto, essas funções podem ser úteis em pontos diferentes e estratégicos da casa, como no hall de entrada, na sala de estar, sala de jantar ou até varandas, disposto de formas diversas.

Se utilizado no hall de entrada, o aparador desempenha a função de “mão amiga”, e está ali sempre que você precisa, em sua chegada ou saída de casa.

Muitas pessoas aproveitam a peça para deixar as chaves, bloquinhos de anotações rápidas, sem deixar de valorizar o móvel com alguns itens decorativos. Se o hall de entrada for próximo ou uma extensão da sala de estar, o aparador acaba tornando-se parte da decoração completa, e pode ser mais um item para agregar beleza ao cômodo. Integrá-lo à decoração pode ser um ganho tremendo em sua sala de estar.

Aparador de Sala na Decoração

Como combinar o Aparador de Sala na Decoração, no entanto, pode parecer um dilema para muitas pessoas, mas na verdade, é um item bem simples de ser adicionado ao contexto. Considerado um item refinado, o aparador começou a ser combinado em decorações de casas amplas, onde ele acabava ocupando espaços vazios e que precisavam ser preenchidos de alguma forma. Com o passar do tempo, esse item ganhou uma releitura, e passou a ser incorporado na decoração de casas menores, pois passou a ser confeccionado em modelos mais “slim” e pensados para a decoração casual.

No entanto, quem ainda não tem um aparador e vai abrir esse espaço, precisa atentar-se à real necessidade de se ter o item em casa. O aparador é um móvel secundário e que acrescenta muita beleza à qualquer ambiente, desde que não se torne um empecilho no meio do caminho, nem deixe o cômodo apertado e de difícil circulação.

Alguns modelos já são vendidos iguais a outros itens da sala, como mesas laterais e de centro. Nesse caso, você pode adquirir o conjunto e fazer uma combinação certeira em toda a sala de estar. Mas se preferir, você pode optar por um modelo diferente do restante dos móveis, para criar um contraste, e o aparador é um ótimo item para isso.

Você pode encontrar o aparador de sala em diversos modelos e acabamentos, desde os de aço, que lembram as casas mais antigas da família, aos de madeira, que podem ser vintage ou modernos. Tanto os de aço, quanto os de madeira, podem ser coloridos, o que dá mais opções de escolha e combinação com sua decoração.

Os de madeira, podem ser maciços, de MDP ou MDF, e além da pintura UV, podem ser finalizados com acabamento texturizado, laca ou espelho, ganhando aparências bem distintas, e proporcionando visuais altamente sofisticados em sua sala. Além desses, existem também os aparadores de vidro - que podem ser inteiramente confeccionados no material, ou mesclados com madeira, aço ou alumínio - e os revestidos em tecido, como os que têm detalhes em couro, e proporcionam igual luxo, como os demais.

Para seus acabamentos e cores, vale o mesmo senso estético que para os demais móveis da casa. Os de cores claras proporcionam um ambiente mais clean, e os de cor escura, mais sofisticados. Já os espelhados ampliam o ambiente com seu poder de reflexão da decoração, e os de laca, podem proporcionar resultados diversos, dependendo de sua cor. Os coloridos deixam o ambiente mais descontraído, e os de aço ou cromados, conferem um visual moderno e sempre atual.

Além do caráter estético do aparador de sala, pode desempenhar funções práticas no ambiente. Estamos falando quando ele serve para compor um conjunto de utilidades, como reuni-lo com uma adega ou banquetas e puffs - se tornando também uma mesinha. Alguns modelos são potencializados com prateleiras, nichos, gavetas, e são perfeitos para o encaixe de outros itens embaixo dele, além dos puffs e banquetas, como caixas organizadoras e outros pertences que precisem de um cantinho. O aparador de sala pode cair bem até na varanda, e compor o que hoje está em alta, a varanda gourmet, servindo de apoio na hora da refeição, para colocar pratos, talheres, copos ou o que for preciso para aquela atividade.

Outra funcionalidade do aparador de sala é dividir ou delimitar ambientes. Em muitos lares, o sofá é posicionado no limite entre a sala de estar e o corredor - muitas vezes o e entrada - mas sem um acabamento. O aparador de sala pode finalizar essa configuração, sendo posicionado atrás do sofá e definindo a divisão entre o que é sala e o que é corredor, além de disfarçar a parte de trás do estofado. São muitas possibilidades para uma peça tão simples.

Vitrine

Aparador para Sala de Jantar

O aparador também pode completar outros ambientes como a Sala de Jantar, sendo um ótimo complemento para o ambiente em si, e um apoio extra na hora das refeições. Para Salas de Jantar grandes, a sala pode ser composta pela mesa de jantar, um buffet ou cristaleira e o aparador, como finalizador da decoração. Mas para quem não tem espaço para isso tudo, não tem problema. A dupla mesa + aparador é a solução para que o cômodo funcione em perfeita harmonia.

O aparador para Sala de Jantar é uma ótima opção, inclusive, para quem acha necessário esse apoio junto à mesa, mas acha que um buffet seria muito robusto para o espaço que tem disponível no recinto. No entanto, é preciso lembrar que o aparador, geralmente, possui menos atributos que o buffet, não tendo todos aqueles compartimentos. Portanto, se planejar para esta arrumação é preciso, para que nada fique fora do lugar.

Ainda assim você encontrar aparadores um pouco mais incrementados, com gavetas, prateleiras, nichos, espelhos e balcões à parte. Nesse caso, o móvel faz quase que o papel de um buffet mesmo, e não deixa nada a desejar nem no caráter estético, e nem no funcional. O acompanhamento do aparador também pode ser criado por você. Se o item for uma peça única e simples, adicione um espelho, se quiser. É uma das parcerias que mais dão certo dentro de casa, caindo muito bem nas Salas de Jantar. Se o móvel tem um bom espaço embaixo dele, adicione banquetas de outros cantos da casa, e tenha um ou dois lugares extras sempre à mão.

Depois de todas essas ideias, adquirir um aparador parece uma excelente ideia para renovar a casa. Por ser um item de fácil combinação, a escolha dele certamente será bastante prazerosa e divertida. Para escolher um estilo, baseie-se pelo estilo dos móveis restantes do cômodo, lembrando que você pode ter uma combinação oposta, formando um contraste, ou homogênea. Siga seu gosto. Para isso, não deixe de conferir os modelos diversos que a Toque a Campainha separou para você!

Conheça nossos Aparadores para sala