Aparador de Madeira

O aparador pode não parecer, mas é um dos itens mais versáteis que sua casa pode ter. Ele cabe em espaços diversos, e sua funcionalidade é maior do que se imagina. Criado originalmente para ser um item decorativo, o aparador é feito, naturalmente, por seu caráter estético.

Sua principal função é criar um ponto de apoio para itens decorativos, e ocupar de forma inteligente aquele espaço “morto” que poderia não ter uma função pré-definida em determinado cômodo.

No entanto, o aparador começou a ganhar ares funcional com o passar do tempo e necessidade crescente de decorações inteligentes, em lares cada vez menores. Se antes utilizado para ocupar espaços vazios, hoje o aparador é bastante utilizado para ocupar espaços importantes, e que não podem ser ocupados com qualquer item, sem que ele realmente tenha demanda para aquele ponto.

Nas casas mais antigas, o aparador era visto como um item chique e que servia para deixar o ambiente ainda mais pomposo.

Hoje, ele é tido mais como um item moderno, que pode deixar o ambiente chique, mas também com um visual mais descolado e informal. Os Aparadores de Madeira são protagonistas quando lembramos de decorações mais clássicas, e sempre foi um dos mais utilizados por quem via necessidade em utilizar este tipo de móvel.

Hoje ele configura os modelos mais modernos, podendo vir inteiramente em madeira, ou em materiais baseados na madeira, além de aplicações de outros materiais junto à madeira, formando peças super interessantes, bonitas e funcionais de se ter em casa. Os aparadores de madeira podem ser confeccionados em modelos diversos, e podem dispor de uma estrutura mais simples, apenas para apoio de poucos itens decorativos ou livros e revistas.

Ou podem vir com alguns itens extras, que tornam a peça bastante útil no dia a dia. Alguns aparadores contam com prateleiras, gavetas, nichos, adegas, e podem ser muito mais do que pontos decorativos na casa. De acordo com o lugar onde colocado, ele pode ser integrado aos demais móveis, e ajudá-los não apenas na decoração, mas também na utilidade daquele cômodo como um todo.

Aparador de Madeira na Decoração

Os aparadores podem ser encontrados em composições variadas, desde a madeira maciça, que é o móvel feito inteiramente de madeira pura, ou em MDP, MDF ou tamburato, que são chapas de madeiras, preenchidos com partículas de madeira, e que visualmente forma o mesmo efeito da madeira maciça. Porém, a madeira maciça tem sua qualidade indiscutivelmente maior que os derivados da madeira, mas isso não elimina a eficácia desses outros tipos de composição.

A madeira maciça é pesada, e pode ser um item de difícil locomoção. E os mesmos cuidados de manutenção precisam ser tomados, tanto para a madeira pura, quanto para os compensados, então pode ser que esses derivados atendam perfeitamente à sua demanda.
Comparando a variedade de modelos, os aparadores de madeira maciça são aqueles que geralmente passam de geração em geração. Esses costumam ser feitos em modelos mais robustos, e caem muito bem em decorações mais clássicas.

No entanto, o bom da madeira é justamente combinar com todo tipo de decoração, apenas chamando atenção para a tonalidade da madeira, e com quais outras tonalidades ele pode combinar.

Já os de MDP, MDF ou tamburato, costumam ser feito em modelos mais variados, e é possível encontrar designs bastante inovadores nesse tipo de material.

A durabilidade, no entanto, pode ser elevada se o móvel for bem cuidado. Além disso, são bem mais leves, e permitem melhor locomoção do móvel quando precisar dar aquela mexida na decoração. A madeira não precisa, e muitas vezes não vem sozinha. Existem modelos interessantes que misturam a madeira com outros materiais, como detalhes em vidro, espelho e ferro, formando peças bonitas e que possam se realmente um ponto de destaque em sua decoração.

É preciso estar atento ao design de aparador de madeira que mais lhe agrada, e a decoração que usa no restante do cômodo.Os com detalhe em vidro ou espelho, costumam cair bem em combinações mais modernas e futuristas. Já os com detalhes em ferro, tornam-se naturalmente mais clássicos, combinando perfeitamente em ambientes com itens mais neutros e casem bem com o ferro, o que vai variar de acordo com a sua tonalidade e a tonalidade da madeira.

Essa combinação pode variar de acordo com o cômodo onde o aparador for colocado. Retomando a versatilidade desse móvel, ele pode ser colocado nos lugares mais diversos da casa. Se utilizados no hall de entrada, onde começou a demanda pelos aparadores, seu design fica um pouco mais livre, por ser um trecho mais vazio, e com menos itens para se combinar. Se utilizado junto aos móveis da sala de estar ou jantar, o ideal é que o aparador ou combine com os demais móveis, ou seja um ponto de contraste, sobressaindo a todos eles.

Se utilizado em outros cômodos, com funcionalidades reinventadas, o aparador torna-se um destaque por si só, apenas pelo fato de estar sendo utilizado em um ponto inovador da casa.

Onde mais o aparador poderia ser utilizado? Em varandas gourmet, cada vez mais aplicadas em apartamentos pequenos e que precisam desse cômodo “extra” para receber as visitas. Na cozinha, como uma bancada, e se dispor de espaço embaixo, ainda abriga bem um par de banquetas, virando uma mesa para refeições rápidas. Nos quartos, ele substitui cômodas e mesinhas auxiliares, e concentra em um único ponto um local decorativo e também de apoio para sua TV, eletrônicos, livros e outros pertences pessoais.

Aparador de Madeira na Sala

Aparadores de Madeira na Sala de Estar ou Sala de Jantar se tornaram clássicos a serem perpetuados por muitas gerações do mundo decor. Ele pode ser um simples ponto decorativo, mas também pode se tornar muito útil, dependendo do seu modelo e design. Alguns aparadores dispõe de gavetas, nichos, prateleiras, adegas, e essas características podem potencializar ainda seu poder funcional na sala.

Para os que não dispensam nenhum lugar para aquela refeição rápida, a sala de estar pode ter um espacinho extra com essa funcionalidade, com um aparador e um par de banquetas ou puffs que ficam guardados embaixo dele. Se você já tem um local mais apropriado com essa função, os puffs podem continuar no mesmo lugar, e ser retirados somente quando forem usados. Para quem utiliza cestos organizadores, eles também ganham um ar ainda mais arrumado se guardados embaixo dos aparadores.

Na sala de jantar, eles substituem com maestria os buffets, e são uma ótima opção para quem não tem espaço para os modelos mais robustos. Buffets geralmente possuem portas e partes internas, e seu manuseio pode demandar um espaço que nem sempre existe se utilizado uma boa mesa de jantar, com a quantidade de lugares que deseja.

Os aparadores, por sua vez, desempenham um ótimo papel de armazenamento de alguns itens pequenos - no caso dos que tiverem gavetas e prateleiras - e apoio na hora de servir a refeição. Tudo o que não couber na mesa de jantar, pode ser colocado no aparador, e ainda assim continua à mão de todos que estiverem desfrutando daquele momento.

Na sala de jantar, mais do que em qualquer outro lugar, os aparadores de madeira podem ser combinados com facilidade. De acordo com a tonalidade da madeira, ele pode ser o grande destaque do ambiente, fazendo um contraste com a mesa de jantar, e outro item se houver, como cristaleiras. Se for finalizado em pintura ultravioleta, o aparador pode combinar com uma gama ainda maior de móveis, seja na cor de madeira ou em tons coloridos. Para os que gostam de combinações mais neutras, o tom do aparador pode acompanhar os demais itens do cômodo, e tudo estará perfeito para uma decoração sem margem de erros.

Por todos esses motivos, o aparador de madeira acabou se tornando um item indispensável na decoração de todas as casas. Está cheio de ideias de como incorporar esse item na sua decoração? Acesse a loja virtual da Toque a Campainha e escolha o seu modelo agora mesmo!

Conheça nossos Aparadores