Balcão de Cozinha

Ao longo dos anos o estilo de arrumar e decorar a casa sofreu grandes alterações. As cozinhas se tornaram cada vez mais práticas e versáteis como uma adaptação ao estilo de vida e ambientes como a sala de jantar e a cozinha se tornaram mais confortáveis.

Um item que se tornou indispensável para essas áreas da casa foi o Balcão de Cozinha. Eles são soluções cada vez mais procuradas para integrar os ambientes em projetos modernos tornando o ambiente bonito, organizado e funcional ao mesmo tempo.

Presentes em diferentes cozinhas, os modelos de Balcão de Cozinha reúnem beleza e funcionalidade em módulos diversos que se completam. Usado para guardar e apoiar utensílios de cozinha como louças, panelas, utensílios e alimentos ele garante mais praticidade e também mais charme à decoração das cozinhas. Além da superfície plana que serve de apoio, muitos deles possuem compartimentos de muitos tipos para que esses itens citados fiquem dispostos de forma organizada e coerente. Assim, ele se torna uma peça fundamental para o bom funcionamento da cozinha.

Além disso, o Balcão de Cozinha torna o ambiente ideal para quem adora cozinhar e, ao mesmo tempo, desfrutar de atividades em conjunto próximo dos familiares e amigos.

Um bom Balcão de Cozinha é ótimo para quem gosta de aventuras gastronômicas. Com as plantas de cozinhas cada vez mais reduzidas, um balcão torna-se a saída perfeita para aproveitar bem o espaço. Por isso, é importante que ele esteja bem dividido, para ser melhor aproveitado. Para isso, é importante planejar sua cozinha tendo sempre as medidas do espaço em mãos.

Falando em balcão de cozinha, podemos citar como exemplo os que servem como apoio para a pia, e que vão dar todo suporte na hora de lavar e secar as louças. Por outro lado, podemos falar também de sua extensão, aquela outra parte do balcão que serve para apoio de alimentos, e até mesmo de pequenas refeições. Nesse caso, o espaço da cozinha vale ser avaliado, para o aproveitamento do balcão de cozinha por completo, aproveitando suas múltiplas funcionalidades.

Quando utilizado como mesa, o balcão pode, perfeitamente, formar cozinhas integradas, transformando uma parte da cozinha em copa, bar ou uma extensão da própria sala de estar (a chamada cozinha americana). Assim, o balcão de cozinha torna-se uma ótima solução para quem não possui muito espaço. Por ser vendido, na maioria das vezes, em módulos, a configuração do ambiente fica inteiramente por sua conta. Eles podem ser disponibilizados em L ou retos, formando ambientes de livre circulação.

O balcão de cozinha pode ser encontrado em diversas padronagens. Seu material de confecção pode variar, assim como seu revestimento e acabamento. Boa parte dos balcões de cozinha são encontrados em madeira, derivados de madeira ou aço.

O Balcão de cozinha em aço é ideal para quem deseja uniformidade de tons e materiais, pois pode ser combinado a fogões e geladeiras do mesmo material. Já os confeccionados em madeira proporcionam uma sensação de aconchego aos ambientes, além de ser um material leve, dinâmico e resistente. E para quem busca mais personalidade, os balcões feitos em MDF e MDP são excelentes substitutos da madeira maciça, com os mesmos níveis de qualidade e de manutenção e podem ser pintados na sua cor de preferência.

Balcão para Pia de Cozinha

A pia da cozinha é uma das partes mais importante do ambiente, por isso precisa ser funcional e prática. É ela é quem vai garantir o pleno funcionamento do local, e por isso, o Balcão para Pia de Cozinha precisa ser escolhido com cuidado. Toda sua instalação e disposição precisa ser pensada de acordo com a estatura de quem vai utilizar o cômodo, variando, geralmente, entre 80cm e 1,10m de altura. O balcão também deve deixar a pessoa atenta à características como profundidade e borda da pia, e por isso precisa ser comprado com uma cuba que encaixe nas suas medidas, não deixando excessos nem faltando espaço para as devidas instalações.

Certifique-se de que seu balcão para pia de cozinha seja confeccionado em um material resistente, como madeira de boa qualidade, aço ou alumínio. Prestar atenção nesse quesito, é importante não apenas pela durabilidade do móvel, mas também pelo suporte seguro da pia. Existem tampos feitos de plástico, ou seja, que são mais leves, e outros feitos de pedras, como granito, mármore e afins. Estas costumam ser muito mais pesadas, e demandam um balcão bastante resistente para que a junção de ambos possa ser feita em segurança. O que varia é a real necessidade de cada um, tanto em intensidade de uso, quanto em tempo de duração. Quanto ao estilo, vai depender das cores e materiais utilizados nos itens restantes da cozinha, para que seja feita uma combinação harmônica de cores e texturas.

A Toque te ajuda: cores neutras como preto, cinza, branco ou o próprio aço inox, funcionam bem em cômodos contemporâneos com uma proposta minimalista ou clean. Para quem curte ambientes mais tradicionais, os tons de madeira ajudam bastante a formar uma decoração aconchegante e clássica. Um jogo de cores pode ser feito entre os módulos do balcão, e entre eles e seus conjuntos, que são as outras partes do armário de cozinha, como armários aéreos, paneleiros, torres para microondas e afins. Intercalar cores e texturas entre esses itens e entre o armário em geral e outros trechos da cozinha, podem dar um resultado inovador que sua cozinha pode estar precisando.

Balcão para Eletrodomésticos da Cozinha

Há vários modelos de balcão de cozinha que se distinguem de acordo com seu modelo e repartições que possui. Cada família tem as suas próprias necessidades e isso acaba interferindo na escolha do balcão. Se na casa existe muita louça, por exemplo, o ideal é optar por modelos com maior espaço interno para que acomode bem pratos e talheres.

Uma residência com muitos moradores, pede um modelo amplo, com três ou quatro portas, além de gavetas para armazenar os utensílios. Por outro lado, quem mora sozinho pode optar por um gabinete mais simples e com poucas divisórias, uma vez que pode ter um número menor de itens a serem guardados.

Outros modelos podem ser encontrados nas lojas de móveis, feitos especialmente para guardar eletrodomésticos. Você pode distribuir harmonicamente centrífugas, batedeiras, liquidificadores, sanduicheiras, o que precisar, em nichos ou espaços específicos para eles. Eles podem ficar dispostos sobre o balcão auxiliando na decoração ou guardados em algum dos compartimentos fechados.

Balcão para Cooktop

É cada vez mais comum a substituição do fogão tradicional pelos modelos cooktop. Com o formato de uma bandeja, os cooktops são modelos de fogões sem forno que podem ser instalados em qualquer superfície plana como, por exemplo, o balcão da sua cozinha. O cooktop funciona a gás, energia elétrica ou indução e não é acompanhado de forno, o que deixa mais espaço para guardar outros produtos abaixo do balcão, por exemplo.

Se você optar por ter um forno, outra vantagem do cooktop é a possibilidade de montar um nicho separado, na altura do cozinheiro, com o forno embutido, o forninho elétrico e/ou microondas, facilitando o manuseio e melhorando a segurança e o conforto da sua cozinha.

Porém, para aderir à nova moda, é preciso algumas adaptações. É importante ter as medidas do produto para que se possa escolher um balcão específico para seu cooktop. As medidas podem variar entre modelos de 5 ou 4 bocas. Mas o principal cuidado é com as tomadas. É recomendável que elas fiquem a uma distância de 30cm do ponto de gás, para evitar acidentes como a queima dos fios.

Vitrine

Balcão para Microondas

Um Balcão para Microondas tem como marca principal a funcionalidade, pois não serve somente como apoio, ele pode ser usado para ajudar nas tarefas diárias. Usar o balcão para preparar uma refeição torna o ambiente mais prático, otimiza o tempo de sua rotina, e deixa sempre à mão um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha hoje em dia: o microondas.

Os modelos de Balcão para Microondas são, geralmente, encontrados em torres que dispõe de um ou dois vãos para a inserção do eletrodoméstico. Esse compartimento apropriado pode vir acompanhado de outros, adicionados de portas e prateleiras, para o armazenamento de outros itens, como alimentos, condimentos e utensílios em geral.

Alguns modelos contam até com fruteiras embutidas, balcão para galões de água, e paneleiros, para que a funcionalidade do móvel seja completa. Esses são modelos ideais para complementar seus outros balcões de cozinha, e finalizam com maestria a decoração de sua cozinha, com organização e beleza ao mesmo tempo.

Não deixe de conferir os modelos de Balcão para cooktop e Balcão para Microondas na loja virtual da Toque a Campainha!

Conheça nossos Balcões de cozinha