Banqueta de Madeira

Podemos dizer com toda a certeza que uma bancada de bar ou de cozinha americana fica realmente incompleta sem uma ou duas banquetas para compor o ambiente. Como a finalidade das bancadas é servir como uma mesa alternativa, principalmente quando o espaço não é dos maiores, é preciso um assento prático e fácil de locomover para que se possa fazer o uso desta bancada com comodidade, seja para uma refeição, um lanche rápido ou até mesmo para apoiar o laptop para uma consulta à internet. Por isso, as banquetas de madeira são móveis tão importantes e cada vez mais procurados!

As banquetas de madeira ainda são as preferidas de muitas pessoas - sua textura tanto remete a um clima rústico e aconchegante, quanto também faz referência aos modelos usados nos balcões dos bares e pubs. Elas trazem consigo um ar de jovialidade e descontração, sendo um item excelente também para quem tem o costume de receber visitas para um bom bate papo acompanhado de comes e bebes.

Na decoração, é vista como um móvel-chave para encontros mais informais em casa. Outro diferencial é a leveza: feitas de materiais cada vez mais modernos, muitas são bem leves sem prejudicar a resistência do móvel. Estas maravilhas são preparadas para suportar uma boa quantidade de peso mesmo que pareçam compactas ou estreitas.

Quando falamos em banqueta de madeira, podemos pensar de cara em um modelo muito clássico e conhecido, que tem os pés alongados e o assento redondinho. Porém, os designers têm criado muitos outros tipos, cada vez mais diferenciados, que variam em cores e formatos; uns vêm com encosto para a lombar; outros, vêm com regulagem de altura; há até modelos que trazem um assento estofado, conferindo ainda mais comodidade ao usuário e beleza ao móvel. Quanto às cores, a escolha certa vai depender diretamente do estilo e da paleta usada no restante do ambiente. As banquetas de madeira coloridas trazem alegria ao ambiente e combinam com uma decoração mais moderna e artística; a cor branca transmite paz e limpeza, e fica ótima para quem tem o cômodo mais puxado para o clean; o preto, sempre muito sofisticado, fica bom quando combinado com amadeirados mais escuros, e podem ser uma excelente opção para montar uma decoração inspirada na tendência industrial. Lembrando que quem quiser economizar e dar estilo ao ambiente, pode pintar a banqueta de madeira no tom colorido desejado e assim conquistar o visual perfeito para o móvel.

Outro uso muito comum das banquetas de madeira é nos ambientes externos, churrasqueiras e nos espaços gourmet dos condomínios, ou seja, locais que são por natureza considerados áreas de lazer. Assim como os restaurantes que fazem atendimento no balcão; aí, é só puxar a banqueta, se sentar e fazer seu pedido ao garçom do outro lado.
Nos bares e lanchonetes, é comum ver também algumas mesas altas e redondas que fazem uma ótima combinação com aas banquetas de madeira.

Banquetas de Madeira na Decoração Rústica

Não temos dúvidas de que, se você quiser montar uma decoração rústica, a madeira é o melhor revestimento que você pode utilizar! Pelo menos na parte do mobiliário, não há nada mais natural que móveis de madeira. Há quem use as banquetas de madeira até mesmo em uma decoração mais moderna para dar um contraste com uma atmosfera cosmopolita, o que fica super chique e interessante. Seja qual for o seu ambiente, o bacana das banquetas de madeira é que dificilmente ela vai destoar do restante da decoração, principalmente em se tratando dos exemplares de banqueta mais clássicos. Por mais que a sua intenção com a banqueta de madeira não seja decorar e sim usá-la sob o ponto de vista funcional, ela sempre vai fazer parte de um conjunto e ajudar a dar a personalidade ao ambiente - portanto, se a ideia é apostar em uma decoração rústica, tente pensar na banqueta como a parte de um todo, conciliando seu uso com os demais itens.

Banquinho de Madeira x Banquetas de Madeira

E qual é a diferença entre banquinho de madeira e banqueta de madeira? O próprio nome já pode dar pistas sobre esta dúvida: o banquinho normalmente é aquele móvel bem pequenininho mas que é também um grande coringa, o chamado “pau pra toda obra”: serve para apoiar pés, usar como mesa de centro, como assento mais baixo… ele funciona para subir e pegar alguma coisa no alto, ou mesmo como uma mesa decorativa lateral onde você pode apoiar algum arranjo ou livro. Há até quem o use como criado mudo, colocando apenas uma plantinha para dar um toque natural ao quarto.Normalmente, eles não têm encosto e são mais leves. Um banquinho é sempre muito amor <3

Já as banquetas são mais altas que os banquinhos - geralmente, colocadas ao lado do bar ou para compor a cozinha americana na parte da bancada. As banquetas de madeira mais altas, com 70cm ou mais até o assento, são utilizadas com bancadas a 1 metro ou mais de altura. Já as banquetas baixas, com altura de cadeiras normais (50cm), são indicadas para as mesas de 70cm de altura; há ainda as banquetas intermediárias, com 60cm de altura, perfeitas para as bancadas de cozinha, que costumam ter cerca de 90cm de altura.

Normalmente, elas são compradas em pares ou em mais unidades, dependendo da largura da bancada. As banquetas contam com um apoio para os pés, que vai facilitar no quesito conforto, fazendo uma grande diferença. Para os modelos mais altos, esses apoios são essenciais principalmente se forem utilizados por pessoas mais baixas que não alcancem o chão com os pés quando sentadas. Assim, o pé não fica “sambando no ar” e a postura não fica incômoda.

Onde cada espaço é precioso, as banquetas são maravilhosas aliadas para acomodar os convidados com praticidade. Além disso, elas também são bem fáceis de guardar: se houver espaço debaixo da bancada, por exemplo, vale encaixá-las ali naquele vão e ganhar ainda mais espaço de circulação - um item de luxo em imóveis cada dia menores.

Conheça nossas banquetas