Banquetas para Bar

Na composição dos ambientes, o bar é um espaço destinado a um momento de descontração, um ótimo lugar para receber visitas, bater um papo e trocar uma ideia na casa. Trata-se de uma espécie de balcão, onde acomodam-se as bebidas favoritas, e também onde pode servi-las aos seus convidados com tranquilidade e elegância. Nos projetos atuais, porém, as famosas cozinhas americanas têm assumido as vezes de bar na casa, tornando-se espaços que integram cozinha e sala. Por isso, um item cada vez mais procurado para compor este ambiente é a banqueta para bar, muito recomendada principalmente em espaços pequenos pelo seu design leve e compacto.

Hoje em dia, são tantos os modelos, tamanhos e cores disponíveis que escolher uma entre todas essas variações de banqueta para bar não é uma tarefa simples. Mas com nossa ajudinha, podemos tornar essa missão mais fácil. Então, se você tem um bar ou cozinha americana que está precisando de assentos, fique ligado nas nossas próximas dicas e acerte a opção perfeita para seu projeto!

Primeiramente, saber certinho a altura do balcão onde as banquetas para bar estarão instaladas é muito importante, porque elas devem ter uma medida adequada para deixar o assento confortável. Para facilitar a sua escolha, basta seguir o seguinte parâmetro:

  • Se a bancada tem de 80cm a 90cm, a altura do chão até o assento da banqueta deve ser de 60 a 65cm
  • Se a bancada tem de 90 a 100cm, a altura do chão até o assento da banqueta deve ser de 70 a 75cm
  • Se a bancada tem de 100 a 110cm, a altura do chão até o assento da banqueta deve ser de 80 a 85cm

Lembrando que, atualmente, há muitos excelentes modelos de banquetas para bar mais moderninhos que trazem regulagem fácil de altura com pistão de gás, permitindo adequar a altura do assento da maneira que melhor atender. Aí, basta saber a altura máxima e mínima que o modelo atinge!

Depois de ter em mãos as medidas do balcão e a medida ideal para sua banqueta para bar, é o momento de considerar o estilo da decoração do ambiente para, então, optar pelo design que melhor “converse” com os outros itens da casa. Se a banqueta serve exclusivamente para o bar da sala, é interessante que o assento fique em harmonia com a decoração da sala; caso os ambientes sejam integrados, vale pensar em um tipo que harmonize com a cozinha também. Em ambientes com a proposta mais voltada para o estilo moderno de decoração, vale investir em modelos cromados ou em aço; quem deseja conciliar as banquetas com um projeto mais rústico pode optar pelos tons amadeirados..

Ainda pensando no design, vale atentar para o quesito funcionalidade: se as banquetas para bar vão ter apenas a função de assento simples e para acomodar os amigos enquanto você serve os drinks, dá para investir em um modelo mais simples, sem encosto. Porém se o objetivo é compor os assentos para um balcão onde também serão feitas refeições, por exemplo, o ideal é que seja um modelo mais confortável, com encosto para dar mais comodidade ao corpo e assento estofado. Esses itens relacionados à funcionalidade podem variar bastante visualmente, pois é justamente essa parte da banqueta que a diferencia dos demais modelos, dando o toque de design da peça.

Vitrine

Se escolher um tipo com assento estofado, vale atentar para o revestimento do assento, que pode ser em couro ou courino (bem clássico e ótimo para combinar com diferentes estilos de decoração), em sarja (mais natural, porém mais difícil de limpar), em suede (toque suave e delicado), além de variar também nas cores, texturas e estampas. Mais uma vez, a escolha mais indicada deve acompanhar o restante da decoração para criar-se um visual atraente, e é claro, coerente!

O apoio para os pés é sempre importante e já vem normalmente nas banquetas para bar - é ele quem garante um “jeito” melhor para ficar sentado na banqueta, sem prejudicar a postura nem ficar desconfortável. Para espaços restritos, a melhor opção são sempre os modelos sem encosto, pois podem ser acomodados embaixo da bancada quando não estão sendo usados, e ainda contribuem para um ar mais clean.

Em todos essas variações, deve-se sempre ter em mente a função da banqueta, que é ser um assento prático, leve e fácil de deslocar para ficar próximo ao bar e tornar a experiência naquele local muito mais cômoda e interessante!

Decorando seu Bar com Banquetas

Como já falamos anteriormente, a decoração é um dos principais itens a se considerar antes de comprar a sua banqueta para bar. Afinal, este é um complemento àquele ambiente e pensar nele isoladamente pode acabar tornando o projeto confuso ou conflituoso com as demais cores, texturas e estilos que já existem. Até mesmo a quantidade de banquetas deve levar em conta o tamanho do balcão: o espaço médio entre uma banqueta e outra é de mais ou menos 60 centímetros - pequena distância suficiente para deixar as pessoas confortáveis uma ao lado da outra.

Com designs cada vez mais elaborados, as banquetas vêm se transformando em verdadeiras peças decorativas no ambiente, o que faz delas itens perfeitos para usar como um item de diferenciação. Por exemplo: em uma decoração que tem como base tons neutros, elas podem ser as peças-chave dar um toque de cor e alegria ao projeto; ao mesmo tempo em que, se o ambiente tem uma pegada mais moderna, escolher um tipo que misture a textura metálica com a madeira pode criar um efeito incrível ao suavizar e contrapor o tema principal, dando um ar mais despojado. Ainda bem que com tantas opções, dá para voar com a criatividade!

Vocês viram que a banqueta para bar, além de por si só trazer um ar super charmoso ao ambiente, ela pode ser uma aliada para compor o mix decorativo; é ótima para acomodar suas visitas e ainda suporta bem o peso; é fácil de limpar, deslocar pela casa e até de guardar; complementa o ambiente do bar com elegância e personalidade! Seja para um cantinho reservado para o bar da sua casa ou para a sua cozinha americana, a Toque a Campainha tem as opções perfeitas para deixar a sua casa sempre bonita e confortável!

Conheça nossas banquetas