Berço Americano

Quando a cegonha anuncia a sua mais nova “encomenda” para a família, é a hora em que os futuros papais e mamães começam a procurar, com todo cuidado, um bercinho bem bonito, seguro e confortável para o bebê que está prestes a chegar. E quem está esperando o seu anjinho chegar ao mundo com certeza já deve ter se deparado com o termo “Berço Americano” nas pesquisas pela internet. Mas afinal, o que é o tal Berço Americano e qual a diferença dele para o Berço tradicional? Aqui, vamos esclarecer essas e muito mais dúvidas frequentes sobre o Berço Americano.

Tamanho do Berço Padrão Americano?

A Toque a Campainha vai te ajudar com essa dúvida, perguntada por 10 entre 10 pais de primeira viagem: a principal diferença entre os dois está no tamanho. Enquanto o berço padrão americano tem 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura, o berço comum tem 1,30m de comprimento por 60 cm de largura. Porém, esta medida é apenas a da parte interna do berço e costuma ser usada como referência para o colchão. Ainda assim, ele dá maior espaço para o bebê e permite o uso do berço por mais tempo, já que acomoda bem o bebê mesmo depois de maiorzinho.

Então, para encaixar o berço americano de maneira adequada ao espaço disponível no quartinho do neném, a medida a ser considerada é a total ocupada pelo móvel. Pelas normas do Inmetro, a grade lateral do berço deve ter no máximo o espaço de 6,5cm entre uma barra e outra, assim se evita que o bebê coloque a cabeça no vão. Outra regra do Inmetro é a distância entre o estrado e as laterais do berço, que não deve ultrapassar 2,5 cm; deste modo, não tem o risco de a criança prender a mão ou o pezinho ali naquele vão.

Se o quarto for pequeno, vale a pena investir em berços que já venham com cômodas, trocadores ou gaveteiros acoplados, e que se possa movimentá-lo sem dificuldade, como aqueles com rodízios. Especialistas recomendam que não se posicione o móvel perto da janela, já que a criança pode tentar pular quando ficar maior - assim, o ideal é colocá-lo em um local de fácil acesso e que não atrapalhe a passagem no quarto, como ao lado da poltrona de amamentação para simplificar a vida da mamãe.

E por falar em segurança, um ponto importantíssimo na hora de decidir sua compra é verificar se o berço americano possui o selo do Inmetro. Eles também têm garantia, e você pode conferi-las no certificado de cada marca. Além disso, é essencial que os pais se certifiquem bem da firmeza e estabilidade no berço escolhido: além de atentar para os espaçamentos que falamos, as barras laterais precisam ser rígidas e firmes. Quando o bebê começar a interagir e tentar ficar em pé, se segurando às bordas e grades, você vai agradecer e ficar mais tranquilo! As quinas arredondadas são também importantes: desta forma, evita-se que o bebê se machuque. Outro ponto a se considerar em termos de segurança é a altura do estrado, que precisa ter no mínimo 60 centímetros de profundidade quando colocada na última posição de maneira que o bebê não consiga pular para fora do móvel quando crescer.

Vitrine

Quanto ao colchão indicado para o Berço Americano, também existe uma recomendação feita por um órgão regulador. O Instituto Nacional de Estudos do Repouso aconselha que os colchões de berço para os pequenos de até 3 anos sejam de espuma. Mas não só isso: a densidade deve ser de preferência 18 - desta maneira, ele acompanha as curvaturas fisiológicas do bebê. Quando estiver mais crescidinho, a criança pode dormir em um colchão com densidade um pouco maior, próximo aos 23, recomendado para quem tem menos de 50 quilos.

Decorando o quarto com Berço Americano

Vamos confessar, decorar o quartinho do bebê é mesmo uma delícia! Mas se você está tentado a encher o seu berço americano de itens como kits de berço, travesseiros, almofadas ou bichinhos de pelúcia, deve repensar essa decoração para quando o bebê estiver lá dentro: a Academia Americana de Pediatria aconselha que os pais não coloquem itens que possam sufocar o recém-nascido ou mesmo ajudar o bebê maior em uma ousada escalada para fora do berço. Os especialistas dizem ainda que o risco do bebê bater a cabeça dentro do berço é bem menor que o de se sufocar com itens decorativos.

Portanto, quando o bebê nascer, use e abuse das prateleiras do quartinho para colocar estes itens mimosos! E se você imagina que, por conta das medidas, vai precisar fazer itens sob medida para o Berço Americano, não precisa se preocupar. Atualmente, o mercado já oferece um grande leque de opções de enxoval e decoração para os berços no padrão americano!

O mosquiteiro também exige atenção redobrada: apesar de proteger o bebê de insetos, ele pode acabar servindo de ponto de acúmulo de sujeira e acabar causando alguma reação alérgica na criança. Há ainda pediatras que se preocupam com a possibilidade da crianças puxarem o mosquiteiro se estiverem ao alcance das mãozinhas, podendo se enrolar nele. Assim, vale considerar colocar telas nas janelas em vez de mosquiteiros no berço.

Há modelos de berço atualmente que se transformam em mini-cama para quando o bebê ficar maiorzinho, o que representa uma grande economia para os pais, que podem aproveitar o mesmo móvel sem precisar adquirir outro. Basta remontar o móvel de acordo com as instruções do fornecedor e pronto!

Berço Americano com Preço Imbatível

A Toque a Campainha oferece as melhores opções de Berço Americano com a segurança e beleza que você procura para o quarto do seu bebê. Para você ficar ainda mais tranquilo, todos eles contam o selo do Inmetro que garante o padrão de qualidade necessário para o produto, e vêm com manual de instalação com versão em português e instruções claras de como montá-los. E o melhor: todos com preços competitivos e condições de pagamento imbatíveis, que cabem no seu bolso e nas suas expectativas. Confira todas as nossas opções de Berço Americano e leve para sua casa o melhor para o seu bebê!