Colchão para Berço

A notícia tão esperada chegou: o bebê está a caminho! Logo se pensa nas roupinhas, no tema da decoração do quarto, no mobiliário... Se quer tudo esteticamente perfeito! Porém, tão importante quanto o layout do quarto é o bem-estar que o mais novo membro da família merece. Neste quesito, a escolha do colchão para o berço não pode ser deixada em segundo plano. Mas como saber qual o tipo mais apropriado entre as várias opções?

Colchão Para Berço Ideal para o Bebê

Para escolher o berço ideal para o seu baby, fique atento a quatro importantes fatores: conforto, saúde, praticidade e tamanho. Essa base garantirá uma decisão segura na hora da compra. Durante os primeiros anos de vida, a criança passa de 12 a 16 horas dormindo, e ter um sono tranquilo é fundamental para o desenvolvimento dela. Por isso, os pais devem assegurar-se de que ele esteja confortável escolhendo um colchão novo e firme, que permita o correto alinhamento do seu corpinho ainda tão frágil. Além disso, o colchão ideal para o berço do pequeno não deve representar riscos à saúde dele. Para tanto, escolha colchões de espuma flexível em vez de os de mola, que são muito macios e acabam afundando com o pesinho do tronco e da cabeça do bebê. Isso pode causar lesões na estrutura óssea dele. O recomendável é que a densidade do colchão para recém-nascidos até 3 anos de idade seja a D18. Esta densidade nada mais é que uma informação técnica quanto a parte de espuma do colchão que considera o peso e altura do bebê, ok? Sem mistérios!

Outro fator que se deve verificar na hora da compra é se o produto tem tratamento antialérgico, antiácaro e antifungos. É uma ótima forma de evitar o aparecimento daquelas alergias corriqueiras tão incômodas e que podem acompanhar o seu filho até a fase adulta.

Considere também escolher colchões com uma das faces do tecido impermeáveis - eles garantem uma higienização mais prática do colchão quando houver vazamentos de fralda tão comuns nesta fase da vida. Porém, os modelos 100% impermeáveis, apesar da praticidade, aumentam a temperatura da criança nos dias muito calor fazendo-a suar mais. Por isso, se você mora em um lugar muito quente do país, uma outra boa opção é investir em uma capa impermeável - ela protegerá o colchão do bebê da mesma maneira e ainda é um item removível, fácil para lavar e solução nos dias mais quentes



Agora não esqueça que o colchão deve ser adequado ao tipo de berço. Se a compra do berço for separada do colchão (uma opção, por vezes, economicamente mais atrativa), lembre-se de verificar as especificações de ambos para garantir que o tamanho deles seja o apropriado. É muito importante que não haja espaços entre um e outro para evitar acidentes.

Diferenças do Colchão Berço Americano

As diferenças do colchão para berço americano com relação ao nacional não são muitas. Ele mede 1,30 cm de comprimento por 70 cm de largura, com altura variável de 10 a 12 cm de espessura, enquanto o colchão nacional mede 1,30 cm de comprimento por 60 cm. Ou seja, ele é um pouco maior do que o segundo. Bom para quem tem espaço no quarto e também mais conforto para o seu pequeno. Outro diferencial é a durabilidade, pois o colchão para berço americano é produzido para acompanhar o crescimento do seu filho, desde o berço, como recém nascido, até o seu aproveitamento na cama da criança. Esta vantagem se desdobrará em economia.

Modelos de Colchão de Berço


Contudo, no momento da escolha do colchão para o berço, os pais devem primar para além do preço do produto. Há colchões finos e espessos, baixos e altos, brancos e coloridos que podem ser usados com ou sem lençol... Parece impossível decidir! E ainda é fato que o mercado oferece muitas opções de variadas cifras. Contudo, o colchão mais caro não é necessariamente o melhor para o seu filho. O importante é ter em mente que o modelo de colchão deve atender as necessidades do seu bebê, ao móvel escolhido e ao seu perfil. Então, veja as informações que separamos para te ajudar nesta escolha:

Colchão anti-refluxo – O destaque deste modelo é a sua elevação de 45º graus que dá suporte ao bebê ajudando a evitar a regurgitação, a azia e a obstrução nasal. Suas medidas seguem a metragem nacional de 60 cm de largura por 1,30 cm de comprimento, com altura em média de 80 cm. É fabricado em espuma e viscose, utilizando materiais geralmente antibacterianos.

Colchão para berço desmontável – Flexibilidade e leveza são a marca registrada deste modelo que tem de 2 a 7 centímetros de espessura. Esse tipo de colchão, também conhecido como colchonete, é utilizado como um complemento à estrutura que já acompanha o berço desmontável, proporcionando maciez e comodidade ao bebê.

Colchão para mini berço (tipo Moisés) – Não apresenta padrão. Podendo ser retangular, oval e até redondo dependendo do formato do berço. A vantagem deste modelo está em sua estrutura pequena, como o nome já diz (mini), que cabe em espaços reduzidos, pode ser movida com facilidade ou ainda instalada próxima a cama dos pais.

Colchão Berço Americano – É o modelo de colchão mais utilizado atualmente porque serve tanto para os berços cercados quanto para o berço americano, aquele fabricado em madeira com bases laterais elevadas e grades altas. Eles são produzidos em espuma, de viscose ou viscoelástico e poliéster, são retangulares com 70 cm de largura e 1,30 cm de comprimento. Podem ser encontrados com tratamento antialérgico e antiácaro.

Vale dizer que o peso dos colchões dependerá diretamente do modelo, marca e fabricante, podendo variar entre 1,6k até 2,5k. E nos modelos feitos sob encomenda, geralmente uma opção para quem também escolheu fazer o berço sob medida, o colchão será fabricado seguindo a necessidade e gosto do comprador. Por fim, lembre-se de procurar em todos os modelos de colchões (e também nos berços!) o certificado do INMETRO (o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia brasileiro), pois é uma marca de segurança e a garantia de que você está levando um produto de qualidade para seu filho.

Confira todas as opções da Toque a Campainha em Colchão para Berço e garanta qualidade para o sono do seu bebê!

Conheça nossos colchões