Cozinha Compacta

A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma casa, logo, merece tratamento especial. Para montar uma cozinha completa, é necessário que se tenha o espaço suficiente para que cada item seja valorizado, observar quais criações se adaptam mais a sua realidade e da sua cozinha. Mas isso não significa necessariamente que o cômodo precisa ser grande, basta saber utilizar o espaço que se tem.

A Cozinha compacta também pode se tornar o centro da casa e fica incrível ao receberem uma decoração que junte praticidade e beleza para você e suas visitas.

Muitos utensílios de cozinhas podem ficar expostos como cafeteiras, torradeiras, batedeiras, liquidificadores e mixers. Investindo em acessórios inteligentes ou de design diferenciado você ganha no visual e na funcionalidade do ambiente.

O tamanho é um quesito importante da escolha dos utensílios de uma cozinha compacta. Geladeiras de tamanho menor, refrigerador com freezer, fogão cooktop, forno autolimpante, armários com módulos enxutos estão sempre sendo atualizados com novas funções e acabamentos que ajudam na falta de espaço.

As pias e cubas, assim como outros adereços obrigatórios da cozinha, acompanham essa evolução.

As cozinhas modernas possuem acabamentos e revestimentos fáceis de aplicar e de fácil manutenção. Para as bancadas, por exemplo, não é necessário partir somente dos tradicionais como o granito, silestone ou mármore. Na Toque a Campainha você encontra diversas opções em materiais como MDF e MDP. Outra boa dica é traçar um planejamento, assim você aproveita todos os espaços e consegue pôr em prática todas as ideias para uma cozinha compacta. É possível manter cozinhas compactas e bonitas abusando de móveis que decoram e garantem a organização dos espaços, complementando a função dos armários de cozinha, como é o caso dos nichos, prateleiras e porta objetos. Os utensílios domésticos também podem ajudar na decoração da cozinha: panelas coloridas, talheres de silicone e louças estampadas.

Cozinha Compacta para Pequenos Espaços

Manter utensílios à mostra, a bancada próxima ao fogão, planejar o espaço entre os móveis e eletrodomésticos, pensar na quantidade de armários e mesa para refeições, são dicas que podem ajudar a fazer a cozinha ter espaço para circulação. A falta de espaço em casa e apartamentos em geral é um dos maiores motivos de dor de cabeça dos proprietários, mas grandes empresas como a Toque a Campainha planejam a oferta de móveis que tornem essa realidade acessível e agradável para o bem estar de todos.

Como o cômodo mais impactado por essa nova configuração dos lares, a cozinha pode não revelar de cara, mas permite muitas adaptações para se tornar cozinha elegante, confortável e funcional mesmo em pequenos espaços.

Uma opção é a cozinha compacta integrada à sala através de um balcão com cooktop e forno embutido, formando um conjunto com a mesa de jantar ou copa, dando unidade aos dois ambientes e otimizando o uso do espaço, formando a famosa Cozinha Americana.

Para os que possui um cômodo comum, alguns recursos podem ajudar na hora de montar a cozinha sem perder espaço, como embutir o espaço de fornos e microondas com os armários, ou fazer o mesmo com o fogão na parte inferior da bancada, assim como paneleiros, toalheiros e armários aéreos. Muitos conjuntos de armários já são vendidos com esta configuração, de forma que abrigue todos esses itens em alguns módulos

Outro recurso utilizado para liberar a área da bancada é a colocação de pequenos objetos como a lixeira, escorredores de louça e toalheiros em áreas suspensas da cozinha. Assim, libera-se espaço no balcão, deixando mais espaço para o preparo de alimentos.

Vitrine

A Modernidade com Cozinhas Compactas

Modernidade e organização são itens essenciais para uma cozinha, principalmente as compactas. Uma ótima opção para organizar e manter a sua cozinha com uma aparência limpa e sofisticada, é apostar em um mobiliário com materiais e revestimentos com design inovador. Alguns materiais como armários em aço e madeira são práticos e oferecem a resistência e facilidade de manutenção como suas principais características.

Fique sempre atento às medidas de cada mobiliário utilizado, que além de deixar o espaço mais bonito deixam a cozinha mais funcional e organizada. Uma dica de como organizar a cozinha pequena é apostar em todos os cantos do cômodo. Aproveite os espaços mais inusitados para criar um ambiente bem aproveitado.

Depois das questões de tamanho e espaço, é importante escolher um revestimento de cozinha de acordo com a sensação que se quer passar. Pois é, você pode apostar em cores que vão dar a amplitude ideal ao seu ambiente. Cores mais claras deixam o ambiente com a sensação de amplos e arejados. Já as mais escuras, deixam o cômodo mais fechado e com a sensação de ocupado. No entanto, você pode mesclar o uso dos dois tipos de cores, e conseguir um ambiente equilibrado. O mesmo vale para as cores mais vibrantes, que podem deixar o ambiente com um aspecto de muita informação. Utilizadas na medida certa, os tons mais coloridos deixam o ambiente alegre e inspirador como precisa ser.

Algumas dicas podem deixar a sua cozinha compacta funcional sem ocupar espaço. Utilizar prateleiras, por exemplo, já ajudam bastante na hora de ampliar o espaço. Pendure tudo que der para pendurar para decorar sua cozinha pequena. Ganchos de parede ou de teto para os utensílios de cozinha também ajudam a economizar ainda mais espaço e diminuir a quantidade de elementos apoiados nas bancadas e no chão. Além disso, essa configuração permite ter tudo sempre à mão.

Já a distribuição dos móveis precisa ser pensada para que eles sejam manuseados com facilidade e não atrapalhem a circulação. É importante deixar alguma parede livre para obter uma maior amplitude do espaço. Armários com portas de correr também garantem mais espaço e as de vidro são ideais para entrada de luz e obter uma maior amplitude espacial. Uma dica final é a iluminação do ambiente. Uma boa iluminação é igualmente essencial para um ambiente pequeno ser percebido como confortável.

Se a sua cozinha possui janelas, por exemplo, você pode aproveitar a luz natural, por isso não cubra com armários ou qualquer outro elemento.