Sofá Branco

O branco é uma cor atemporal, e que pode agradar a todos na hora da decoração de uma casa. É uma cor neutra, que recebe bem quase todo tipo de combinação. Geralmente usado como pano de fundo para itens de cor, o branco também pode vir reinando nos itens principais da sala de TV ou estar.

É uma cor que permite brincar com pegadas de contraste e pegadas monocromáticas, vai depender do gosto pessoal do dono do ambiente. O branco, por ser uma cor que remete à limpeza e ao “menos é mais”, tem seu conceito envolto em luxo e sofisticação.

Se usado na maioria dos itens de um mesmo ambiente, a decoração tende a seguir estilos cleans e softs - limpos e macios.

Esse resultado é garantido pela sensação de amplitude que o branco dá, além do seu caráter iluminador. O luxo está em deixar o ambiente com aparência espaçosa e clara, remetendo à realidade das grandes mansões.

Por permitir uma gama muito extensa de combinações, decorar com branco requer algumas dicas para que o morador identifique mais rapidamente qual a solução que pode deixar a sua casa ainda mais bonita.

Primeiramente, defina o estilo do seu ambiente, principalmente, se for começá-lo do zero. Peças brancas podem ser facilmente moldadas, basta adicionar a cor junto à elas, tornando o ambiente clássico, moderninho ou luxuoso.

No caso do sofá, sozinho ele causa um efeito mais básico, mas acompanhado de mantas ou almofadas coloridas, direcionam o visual para direções diversas. Esses estilos que podem ser seguidos, vai depender dos itens e cores que vão ser combinadas entre si, além do branco.

Para um sala mais sofisticada, tons neutros como cinza, off-white ou bege, unidos ao branco, deixam o cômodo com um ar mais sóbrio. A textura do sofá, unida à textura desses outros itens, pode deixar o ambiente mais luxuoso - como os metálicos, brilhantes ou de vidro.

Paredes de tijolinhos pintadas de branco e itens brancos, com detalhes rústicos, deixam o ambiente com ar de preservação ao passado. Tons de madeira também dão um tom nostálgico ao branco. Uma decoração branca também dá margem à ambientes minimalistas. A imensidão da cor pode ter pequenos detalhes, como um conjunto de quadros alocado em cima do sofá branco. Plantas, pisos claros com desenhos mínimos e objetos decorativos, também dão cor sem perder a sutileza. Outra forma de compor um ambiente mais sutil, é fazer uso de um único ponto focal de cor. No caso das salas com sofá branco, uma poltrona ou um segundo sofá menor coloridos, podem fazer esse papel com maestria.

Escolhendo seu sofá branco

Já detalhes de cor forte, como verde, azul, vermelho e até mesmo o preto, quando misturados no branco, dão um visual mais descolado ao local, deixando a cor menos ofuscante, equilibrando a claridade e não deixando que as demais cores se sobreponham. Não precisa também, necessariamente, fazer uso de apenas uma cor. Você pode combinar mais cores com o branco - desde que elas harmonizem entre si - ou até mesmo de estampas, deixando-as formarem o ponto focal na imensidão do branco.

A decoração clean tem sido um sucesso cada vez maior nos lares brasileiros, devido ao aumento de residências nos perímetros urbanos, e da diminuição dos projetos, por conta disso. A necessidade de um ambiente que inspire calmaria tem sido cada vez mais comum, e outros truques, podem ser adotados, para deixar o ambiente bem aconchegante.

É preciso tomar cuidado para que o ambiente todo branco não fique com o aspecto frio. Se combinado de forma descuidada, pode parecer um cômodo sem vida e vazio.

Portanto, os detalhes decorativos que citamos acima se fazem realmente importantes na hora de complementar o branco. Tons de bege, off white, cinza claro, iluminação indireta, e alguns itens com aparência aconchegante, ajudam e muito na hora de deixar o clima irresistível!

Mas espere aí! A decoração branca - em especial, o sofá branco - não vai sujar, mesmo com pouco uso? Sim, pode sujar. Sabemos o quanto é complicado realizar o desejo da decoração clean com uma casa movimentada, bichos de estimação ou filhos pequenos.

Existem alguns truques para manter uma decoração branca - e o sofá branco - com cara de novo, mas tudo isso será bem mais difícil de manter, de fato, se algum dos fatores acima fizerem parte da sua realidade. Você pode optar, primeiramente, por sofás de materiais sintéticos. O corino, Poliuretano (PU) ou PVC são exemplos de revestimentos de fácil manutenção, por não serem porosos e não absorverem substâncias líquidas e pastosas.

Você pode manter a limpeza desse tipo de sofá com um pano seco ou úmido no dia a dia, mas sem esquecer de se informar sobre a melhor forma de limpá-lo de acordo com o tipo exato de tecido. Se você não quer ter esse trabalho durante a rotina, pode optar por capas que conservem o sofá e evitem o contato de quem o usa com ele. Mas mesmo assim: usar capas requer retirá-las e lavá-las sempre, mesmo que num espaço de tempo um pouco maior do que a limpeza com pano.

No entanto, a manutenção da limpeza é uma missão contornável, e para quem faz questão de ter o sofá branco, vale a pena. Para quem não tem os filhos ou bichos de estimação, mais um ponto a favor da escolha da cor. Ter o controle sobre o uso de um sofá branco é primordial na hora de decidir por tê-lo em sua decoração. E se o ambiente onde ele for alocado for uma Sala de TV, por exemplo, de pouco uso, melhor ainda. A manutenção da limpeza do seu sofá será muito mais fácil.

Não estamos dizendo que o sofá deve ser comprado para ficar esquecido, como mero item decorativo num canto de pouca movimentação. Sofá branco e alta rotatividade podem tornar a rotina um pouco mais atarefada, e quem está adquirindo-o levar esse fato em consideração a todo momento, durante a sua escolha. No entanto, essa possibilidade não é tão remota. Outras dicas também podem ser consideradas, se a vontade de usufruir de um sofá branco, todos os dias, for muito grande.

Lembre que o estofado pode ser impermeabilizado, se não for um estofado daqueles sintéticos. Esse processo impede que as substâncias líquidas e pastosas penetrem no tecido, mantendo a limpeza e a cara de novo por muito mais tempo. Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados. A impermeabilização protege, mas não impede que todas as substâncias do mundo atinjam - e manchem - seu sofá. É uma solução em parte, mas que dependendo dos hábitos de quem for fazer uso do móvel, pode ser bastante considerada.

Existem também muitos produtos eficientes hoje em dia, que podem ajudar muito na limpeza do seu sofá branco, e outros, que podem dar uma mãozinha na limpeza do restante do cômodo. Vale, no entanto, pesquisar bem sobre eles, e sobre os móveis que você escolheu para a sua casa, desvendando quais combinações podem ser feitas, além da decoração. Informe-se sobre quais tipos de produtos podem ser utilizados no seu sofá, assim como nos demais itens da sala.

Muitos produtos limpam, mas podem danificar o móvel com o uso frequente. Lembrando de alguns cuidados inevitáveis, realize seu sonho e obtenha já a sua sala de estar ou de TV no melhor estilo clean! Aproveite as ofertas da loja virtual da Toque a Campainha, e encante-se por diversos modelos de sofá branco, que não deixar o seu ambiente com cara de novela!

Conheça nossos sofás brancos