Prateleiras

A Prateleira é um item extremamente útil para a organização de sua casa. Ela pode servir tanto para decoração quanto para acomodar objetos de qualquer natureza, em todos os cômodos de um lar, e deixá-los sempre à vista e ao fácil alcance das mãos.

A prateleira pode vir tanto disposta em um móvel, como uma estante, um aparador ou um criado mudo, quanto pode ser fixada sozinha na parede - neste caso, ela pode vir em um formato reto, em nicho, ou em outro que traga um design mais arrojado. Em ambas as formas, ela não atrapalha a circulação e se torna extremamente funcional para evitar a falta de espaço. Antes de garantir a sua prateleira, é importante saber as medidas e a profundidade para se certificar de que o tamanho é ideal para comportar o que lhe for necessário.
Perfeitas para serem inseridas em lugares estratégicos, as prateleiras possuem mil e uma utilidades: elas podem preencher um espaço, expor itens de decoração, guardar o que for necessário e até mesmo servir de base para embutir uma iluminação, como, por exemplo, em painéis.

Em qualquer ambiente, uma prateleira pode acomodar diversos itens. No Quarto ou no Escritório, por exemplo, a prateleira pode apoiar livros. Já em uma Sala de Estar, porta-retratos e objetos de decoração são indispensáveis, e a inserção de prateleiras facilita a exposição desses itens. Na Cozinha, elas podem armazenar temperos, potes com ingredientes e xícaras, enquanto que no Banheiro a fixação de uma prateleira ajuda a liberar espaço do armário. É importante frisar que a prateleira é uma peça que deixa os objetos apoiados expostos; portanto, é fundamental buscar mantê-la organizada e sem acúmulo excessivo de itens. Para não juntar poeira constante em sua prateleira, uma boa dica é passar um pano seco regularmente, a fim de deixá-la sempre limpa

Prateleira para Livros Ideais para Você

A melhor forma de guardar os seus livros é em diferentes prateleiras. Desta forma, eles estarão sempre à mão e, além disso, as prateleiras ajudam a decorar o ambiente.
As Prateleiras para Livros Ideais para Você podem ser escolhidas de duas formas: ou elas podem ser compradas individualmente, ou há quem prefira um móvel que agrupe-as de uma vez só, como uma estante.

Se você possui poucos livros, pode preferir acomodá-los em prateleiras individuais. Desta forma, você escolhe a quantidade exata de prateleiras que serão dispostas em sua parede, que vão de encontro ao número de livros que serão acomodados. Nichos individuais ou prateleiras retas são boas opções para guardar os livros e mais outro artigo de decoração que você ache relevante.
Porém, caso você tenha uma extensa coleção, é melhor pensar em comprar uma estante para livros. A estante contém pelo menos 4 prateleiras de uma vez, ideais para acomodar todos os livros.

Melhorando Organização com Prateleiras

As prateleiras são grandes aliadas para organizarmos nossos pertences. Elas combinam praticidade e beleza tanto dispostas em móveis quanto fixadas em uma parede. Como as prateleiras deixam os itens à vista, é importante deixá-los sempre organizados, para dar a sensação de um ambiente mais limpo e confortável de se estar.Procure não deixar seus objetos amontoados em uma prateleira. Certifique-se das medidas e da profundidade dela, para, desta forma, saber quais pertences são os ideais de serem acomodados.

Caso você tenha muitos artigos de decoração, busque organizá-los em sua prateleira separando-os por categorias e de forma que eles fiquem alguns centímetros de distância um do outro. Nestes casos, uma dica interessante é fixar mais de uma prateleira na parede para guardar o que mais for necessário - e procurando seguir a dica de dividi-las em categorias. Você também pode comprar divisórias para suas prateleiras, dependendo do que for guardar nelas. Também é possível inserir ganchos para pendurar desde xícaras, na cozinha, até cintos, no quarto.

Prateleiras Decorando seu Ambiente

A praticidade é característica fundamental das prateleiras, mas elas também são perfeitas para decorar um ambiente. Disponíveis em diferentes formatos, cores e materiais, as prateleiras dão um toque todo especial em qualquer cômodo - e ajudam, inclusive, a definir o estilo do local.
Prateleiras retas são as mais tradicionais, mas elas podem ser dispostas de forma que destaque sua parede, tornando-a mais graciosa. Já os nichos são opções bem modernas que deixam o ambiente mais bonito.

E você pode transformar o local dependendo da cor de sua prateleira. Prateleiras coloridas deixam qualquer ambiente mais alegre e são ótimas pedidas para quartos infantis, por exemplo. Já prateleiras de cores mais neutras, como branco, bege ou em tons mais escuros, conferem elegância e sofisticação ao recinto. As práticas prateleiras de madeira, MDF ou MDP são grande maioria dos modelos, que permitem maior suporte de peso e a variação de cores. Mas existem opções em vidro, que são bem charmosas - só cuidado para apoiar a quantidade de peso exata para garantir a maior durabilidade de sua prateleira.

Como elas mantém os itens pessoais sempre à vista, invista em uma boa disposição deles em sua prateleira! Livros podem ser acomodados tanto um ao lado do outro, mas há quem prefira empilhar um número pequeno deles - cerca de três ou quatro por pilha - para dar um toque diferente à decoração. Plantas pequenas e que não exigem o cuidado constante, como suculentas, também são boas opções para enfeitar suas prateleiras. Fotos, quadros, vasos e outros artigos de decoração são outros exemplos perfeitos para serem acomodados em prateleiras dispostas nos quartos, salas ou escritórios. Uma opção diferente é buscar o uso de iluminação específica para suas prateleiras, para dar destaque aos itens e deixar o local mais aconchegante e charmoso - além de ser uma bela pedida de decoração.

Existem diversos jeitos de decorar suas prateleiras e deixá-las de acordo com sua personalidade e estilo. Veja algumas opções que a Toque a Campainha separou para você!