Sala de Jantar Pequena

A Sala de Jantar é um cômodo que se tornou luxo na configuração atual das casas brasileiras. Nada mais justo do que valorizar o espaço, se a sua casa tiver lugar para ele. Com as casas cada vez menores, ter espaço para uma mesa de jantar com 4 lugares ou mais, tornou-se um desafio, mas que pode ser vencido com louvor. É um investimento primordial aos que fazem questão de ter um lugar especial para fazer as refeições, e reunir família e amigos sempre que puder.

Uma sala de jantar pequena pode ser confortável. É preciso ter atenção ao modelo escolhido e ao posicionamento da mesa na sala, para que o espaço de circulação não fique prejudicado. ma sala de jantar em que temos dificuldade de nos mover ao redor da mesa, torna o momento trabalhoso e faz com que as pessoas inutilizem o espaço.

Para que isso não aconteça, conheça bem o espaço em que pretende montar e decorar sua sala de jantar, e aproveite ao máximo o cômodo com os companheiros e visitantes da casa!

Como Decorar uma Sala de Jantar Pequena

Primeiramente, na hora de pensar em como decorar uma sala de jantar pequena, meça o lugar que tem disponível em casa, e veja se a disposição do cômodo permite uma decoração vertical ou horizontal. A posição da mesa de jantar pode fazer toda a diferença na hora da arrumação. Às vezes, a mesa colocada na posição errada faz parecer que o espaço é menor do que realmente é, deixando aquela sensação de aperto, e tornando a hora das refeições trabalhosas.

Salas de Jantar foram feitas para tornar a reunião em família ou amigos ainda mais prazerosa, dedicando uma área da casa somente para a ocasião, de preferência, para que todas comam com conforto. Se a sua sala de jantar não está proporcionando isso, reveja a decoração. Pense, além da posição da mesa, nas cadeiras, e no espaço de circulação que sobra entre, e atrás delas. Para isso, é muito importante escolher um modelo de mesa e cadeiras que deixe seu espaço agradável.

Também é possível pensar na variável da mesa no meio do cômodo ou encostada na parede. É uma decisão que pode abrir um bom espaço na área de circulação. Falamos na posição da mesa de jantar para que o espaço não fique mais limitado do que é. Mas primeiro, é preciso verificar se aquele modelo de mesa realmente é adequado ao cômodo. Você pode estar insistindo numa formato e tamanho de mesa exagerado para a sua sala de jantar. Lembre dos formatos quadrados, que costumam ser mais democráticos no espaço ao seu redor, mas ainda assim, as quinas podem ser um empecilho na hora de chegar até ela.

Por outro lado, os modelos redondos podem ser a solução, mesmo que o espaço seja quadrado ou retangular. Elas permitem a combinação de um número maior ou menor de cadeiras, sem deixar aquele “desfalque” em um dos lados. E não atrapalham na circulação ao redor por não terem quinas.

Estamos falando de um cômodo, que nos projetos de casa atuais, nem sempre chega a ser completo. Muita das vezes, é aquele espaço “extra” da sala de estar, que acaba sobrando, e nele, é colocada uma mesa de jantar. Alguns truques podem ser aplicados para dar ao espaço uma cara de cômodo completo.

A pintura do cômodo pode ser diferenciado na parte da mesa, deixando claro que ali é um espaço reservado para refeições, e não relaxamento. Espelhos também são muito bem vindos para delimitar espaço e ampliá-lo, dando a sensação de um ambiente muito maior do que realmente é.

No entanto, pense na disposição do espelho com as cadeiras, para que o uso do espaço não se torne perigoso - as cadeiras podem bater no espelho. Outro item interessante na hora de “abrir espaço” na sala de jantar pequena é a transparência.

Use e abuse de mesas de cadeiras de vidro ou acrílico, e deixem o visual ampliado e super moderno. Destaque o cômodo também com outros detalhes, como o lustre - que tem um posicionamento de peso em cima da mesa - quadros e bancos. Os bancos, aliás, podem vir compondo a mesa, ou um item extra para acomodar as visitas não planejadas.

Para quem tem um pouquinho mais de espaço, os aparadores também nunca saem de moda na decoração das salas de jantar. Eles são muito bem vindos para agregar beleza e praticidade ao espaço. Eles podem servir para dar suporte na hora de organizar a mesa de jantar, e adicionar alguns iten decorativos na sala de jantar.

Aquelas banquetas para dar mais lugares com a chegada das visitas também podem ser guardadas embaixo dele, quando foram embora. Falando em itens versáteis e móveis, a própria mesa de jantar pode ser dobrável ou extensível, transformar o cômodo de um cantinho de refeições a uma grandiosa sala de jantar. Vai depender do número de moradores da casa e da frequência de visitas que recebem.

Móveis para Sala de Jantar Pequena

A sala de jantar não é um cômodo composto por muitos móveis, mas pode ficar igualmente incrível como os demais cômodos. Ela pode combinar com o restante da casa e seguir a mesma linha de estilo, ou destacar-se na casa como um cômodo fora dos padrões. Para quem curte as decorações mais rústicas, as mesas totalmente de madeira caem como uma luva no espaço; aos que preferem um toque mais sofisticado, mesas de tampo ou corpo de vidro, laca ou alumínio podem cumprir bem essa função.

A mesa não precisa ser igual às cadeiras. A mistura de estilos também fica bonita, se combinadas com bom senso. Aliás, esses são os principais móveis. Por isso, devem ser planejados com amor e carinho.

O restante, além da mesa e cadeiras de jantar são detalhes, mas que podem ser super importantes na hora de criar ou repaginar sua sala de jantar. Em geral, móveis para sala de jantar pequena precisam ter o design enxuto e multifuncional, daqueles que podem ser embutidos, encaixados e guardados quando não estiverem sendo usados. As casas e apartamentos atuais pedem por móveis assim, para que o aproveitamento do espaço seja total.

Alguns tipos de sala de jantar pequena comportam decorações muito distintas. Se a mesa for alocada no meio do espaço, as cadeiras precisam ser num modelo que permita serem deslocadas com facilidade, e não atrapalhe o ir e vir de todos. Se ela for projetada encostada na parede, as cadeiras podem vir rodeando o espaço restante, ou a parte encostada pode dar lugar a um sofá fixo, construindo um visual “meio a meio” super descolado

Se o espaço ainda permitir mais, invista nos buffets ou aparadores, que podem dar o suporte necessário para que a hora de servir a mesa seja muito mais prática. Os buffets comportam louças e roupas de mesa, encurtando a viagem para colocá-los na mesa.

Os aparadores podem apenas embelezar, ou servir de apoio para alguns itens na hora da arrumação. Você vai ver como esses itens podem ser muito mais do que meros enfeites numa sala de jantar de qualidade. Depois de pensar em tudo isso, acione os “master chefs” da casa e prepare aquele prato especial que todo mundo ama! Salas de Jantar têm esse poder especial de reunir e fortalecer laços por meio de momentos de amor. Confira a seleção especial de móveis para sala de jantar pequena no site da Toque a Campainha!

Conheça decorações de sala de jantar