Salas Pequenas

Cada vez mais comuns nas casas e apartamentos atuais, as Salas Pequenas podem ser tão elegantes e sofisticadas quanto as salas mais espaçosas. O segredo está em harmonizar os móveis entre si e apostar em uma organização que promova a circulação de pessoas. Móveis modulados ou planejados são opções ideais para espaços menores, que ajudam a aproveitar os cantos e a deixar a área circular mais espaçosa. Também é possível promover, no mesmo recinto, a ideia de divisão. Sua sala pode ser, ao mesmo tempo, uma sala de estar, uma sala de jantar e uma sala de TV. Os tapetes são acessórios que, de forma prática, ajudam a criar esta divisão de ambientes e sem ocupar espaço.

O principal objetivo em uma sala pequena é buscar espaço sem deixar de acomodar os móveis desejados. Um aspecto positivo deste cômodo é que ele é mais aconchegante e fácil de limpar.

Sala de Estar Pequena

Uma Sala de Estar Pequena é perfeita para relaxar e aproveitar momentos íntimos. Como este cômodo é o mais visado da casa, é importante que ele possua espaço suficiente para acomodar moradores e visitas de forma confortável.

Dependendo do estilo do morador, algumas substituições podem ser realizadas para economizar espaço e ampliar o ambiente. Uns podem preferir abrir espaço para as visitas com puffs, e outros podem dar lugar a uma bela mesa de centro. Um sofá de canto pode ser escolhido ao invés dos tradicionais, e um painel suspenso para a Tv ou um rack pode substituir uma estante robusta, por exemplo - tudo isso sem perder o conforto e o estilo. Móveis modulados, como uma estante com armários aéreos, também são soluções ideais para deixar a área circular livre e para acomodar todos os pertences necessários. Mas se você não abre mão de móveis maiores, é possível equilibrá-los, mas sempre se atentando às medidas para não deixar o espaço apertado e buscando o equilíbrio e a harmonia entre eles.






Sala de Jantar Pequena Merece Atenção


Como a sala de jantar é um cômodo ideal para reunir família e amigos, é importante tornar este local confortável e adequado para a circulação de pessoas. Como a Sala de Jantar Pequena Merece Atenção, a escolha dos móveis certos proporciona uma melhor experiência na hora da refeição.

Dependendo da proposta do espaço, a sala de jantar pode ser utilizada para poucas ou muitas pessoas. Em casos com poucos moradores ou com poucas visitas, uma Mesa de Jantar Pequena é ideal pois ela não ocupa muito espaço e a sua inserção é graciosa em salas menores, ajudando a compor o ambiente. Além disso, a limpeza deste móvel é bastante facilitada por conta de seu tamanho reduzido. Já em casos de famílias maiores ou de uma casa que frequentemente recebe visitas, uma Mesa de Jantar Redonda acomoda mais lugares de forma que, ao mesmo tempo, otimiza o espaço. Seu formato permite a aproximação das pessoas que se dispõem dela e ela não ocupa tanto espaço quanto uma mesa retangular, facilitando a circulação de pessoas no cômodo.

Em ambos os casos, mesas de vidro são modelos que, por conta de seu material, conferem a sensação de maior amplitude do local, sendo uma boa aposta para sua sala de jantar pequena.

De acordo com o tamanho da mesa de jantar escolhida, é importante procurar apoiar nela a quantidade certa de pratos, talheres, copos e dos outros itens de um aparelho de jantar, para evitar acidentes. Nas salas de estar e jantar interligadas, procure não utilizar muitos móveis que comprometam a circulação do espaço. Aposte em poucas e boas opções que mais combinem com a identidade do local. Uma boa opção é também se concentrar em itens que estabeleçam uma divisão neste ambiente, como um tapete embaixo da mesa e das cadeiras, por exemplo, ou um carpete, que aumenta a sensação de espaço. Por fim, uma boa iluminação é essencial para se visualizar os pratos e as pessoas, além de que o reflexo das luzes promove a sensação de um ambiente mais amplo.




Sala de TV Pequena

Se você não possui muito espaço em sua casa, não é necessário se preocupar. A decoração de sua sala de TV pode se unir com a sala de estar e/ou de jantar e deixar o ambiente com uma configuração multifuncional. Apostar em uma decoração minimalista tem sido um artifício cada vez mais usado, e ajuda a deixar a sala ainda mais organizada. Procure manter, neste ambiente, somente o que é essencial, como o suporte para a TV - que pode ser um rack, um painel suspenso ou uma estante planejada - e móveis que lhe proporcionem conforto, como um sofá, poltrona e tapete. Sofás de cantos são boas opções para estes locais, pois podem se encaixar em diferentes lugares do espaço, e poltronas confortáveis e reclináveis podem substituir um conjunto de sofás, otimizando espaço.

Para dar a sensação de que a sala de TV é maior, uma boa pedida são móveis espelhados, que ajudam a promover amplitude ao local. Neste caso, também é recomendável apostar em móveis e/ou paredes em tons mais claros, pois o reflexo das luzes promove a sensação de mais espaço.

Caso queira deixar o ambiente mais intimista, aposte em uma cortina com blackout clara, que possui dois benefícios: além da luz externa não incomodar a visão dos moradores, a cor clara da cortina ajuda a deixar a sala de TV mais espaçosa.

Sala Decorada Pequena

Uma Sala Pequena Decorada deixa o ambiente ainda mais charmoso e aconchegante. Alguns truques permitem a possibilidade de deixá-la mais espaçosa e permitindo a ideia de continuidade.

Tons neutros, como branco e bege, aumentam a sensação de amplitude do local, pois a luz é refletida em todo o cômodo, dando a sensação de que o espaço está mais aberto. Estas cores podem estar destacadas nas paredes e/ou nas mobílias que compõem o ambiente. Aposte em toques coloridos para deixar o cômodo mais lúdico, como almofadas e artigos de decoração, por exemplo.




Além disso, móveis ou paredes espelhadas são outras opções que ajudam a conferir a sensação de amplitude. Um espelho médio em um local de destaque da sala é uma opção mais simples e que proporciona o mesmo efeito. Por fim, um tapete grande ou um carpete que acompanhem o mesmo padrão de cores da sala não ocupa espaço e ajuda a deixar o local mais amplo e decorado. Confira todos esses itens aqui na Toque a Campainha e monte as Salas Pequenas mais charmosas do Brasil!