Sofá de Canto Pequeno

O sofá, enquanto item principal de uma sala de TV ou estar, tem total poder na decoração, espaço de circulação e aproveitamento do ambiente. Se escolhido de forma equivocada, pode comprometer bastante o ir e vir de todos, e o conforto da estadia no cômodo. Por isso é importante otimizar a busca pelo sofá perfeito para a sua casa, a fim de eliminar de cara aqueles que não vão agregar valor ao espaço que você tem disponível, e encontrar mais opções dentro das suas possibilidades.

Falamos em possibilidades por que as casas e apartamentos estão cada vez menores nos dias atuais, devido aos projetos mais enxutos que se fazem necessários na hora de combinar uma grande quantidade lares nos centros urbanos superlotados.

Sendo assim, torna-se ainda mais importante a procura por móveis que otimizem seu espaço e o torne realmente agradável. O sofá, o item mais importante da lista quando falamos no ambiente de sala, pode ser encontrado em modelos e estruturas que parecem feitas sob medida para a sua casa.

Um dos modelos que mais solucionam o problema de falta de espaço, apesar de parecer contraditório, é o sofá de canto. Isso porque um sofá de canto pequeno não é nada difícil de se encontrar.

Eles são capazes de aumentar exponencialmente o conforto do ambiente, deixando-o aconchegante, intimista, e facilitando o fluxo dos habitantes no cômodo. Sabemos que boa parte dos sofás de canto são grandes e espaçosos, mas há muitos outros modelos que contornam a sala sem ocupar mais do que deveriam.

O sofá de canto pequeno resolve não apenas a questão da falta de espaço, mas dá novas possibilidades à quem recebe muitas visitas, ou mora com muitas pessoas, e precisa de um ambiente confortável e que abrigue todo mundo sem deixar ninguém de fora.

O fato de morar numa casa ou apartamento pequeno não precisa, necessariamente, privar você ter uma casa movimentada. Com jeitinho, criatividade e umas dicas bacanas, você pode ter uma casa cheia como uma na novela das 8, mesmo que seja singela no tamanho.

O sofá de canto pequeno proporciona um ambiente acolhedor, então é preciso que os itens que o acompanham ajudem a criar esse clima. Estamos falando do tapete, cortinas, almofadas, mantas, e todo o restante da decoração que auxilie na hora de curtir a estadia no cômodo.

O espaço amplo do sofá fica ainda mais proveitoso com almofadas por cima, que além de deixá-lo mais bonito, permitem que todos se acomodem melhor. O tapete também complementa na beleza do ambiente, fazendo uma combinação de cores, texturas, e estendendo o conforto do corpo até os pés. As cortinas também podem ser combinadas de acordo com a cor e textura do sofá, além de controlar a entrada de luz externa no ambiente, deixando-o mais relaxante. As mantas enfeitam e deixam o sofá ainda mais agradável no calor ou no frio, dependendo do revestimento do estofado.

Escolhendo seu Sofá de Canto Pequeno

Para escolher todos esses itens, é importante levar em consideração o revestimento do sofá que vai fazer parte da sua decoração. Sofás de canto geralmente são adquiridos com uma demanda de uso intenso, então o tecido é um detalhe que faz toda a diferença na experiência de todos. As condições climáticas da região da casa influenciam bastante nesta escolha. Tecidos leves e de toque suave, como o suede, algodão ou linho são ótimos para as regiões mais quentes. Já o chenile e o couro, por exemplo, são mais pesados e passam mais calor com o toque.

Se a casa for composta por crianças e animais de estimação, mesmo que visitantes, vale considerar os revestimentos sintéticos, mais fáceis de limpar e que absorvem menos sujeira. No entanto, outra opção é fazer uso de recursos como a impermeabilização de estofados, que permite o uso de tecidos macios, protegendo-os de poeira, manchas e fungos, além da penetração de substâncias líquidas e pastosas.

Aqui temos duas opções incompatíveis: estofados sintéticos não permitem a impermeabilização, mas resistem mais aos danos externos. Já os tecidos macios sujam com mais facilidade, no entanto, podem ser retocados com a técnica.

A textura do revestimento também influencia bastante no conforto e na decoração. Tecidos mais macios e de aparência lisa, permitem uma gama maior de combinações com outros tecidos e cores. A mistura de texturas é permitida, se feita com bom senso.

Estamos falando da textura do sofá, com a do tapete, almofadas e cortina, pois quando muito diferentes, impactam negativamente na aparência geral do ambiente. Já revestimentos como o couro e o chenile, mais clássicos, pedem mais discrição nas demais combinações.

O ideal - e mais fácil de se combinar - são estofados de cor lisa, que permitem uma jogada de cores maior nos demais itens. O sofá tem o poder de equilibrar, neutralizar ou ser o ponto focal da decoração, então use esse poder a favor da sua criatividade, e escolha uma cor que torne a renovação do ambiente mais uma tarefa agradável. Isso não elimina os sofás de cores mais fortes, vivas ou padronagens estampadas. Mas lembre-se que um estofado poderoso influencia ou compromete toda uma decoração.

Existem tonalidades de revestimentos que nunca saem de moda, como os de cor bege, cinza, marrom e até o temido branco. Cores neutras como essas combinam com tudo, e são os mais fáceis de se encontrar também em modelos mais clássicos como o sofá de canto.

Nesse caso, clássico já nos remete ao básico, mas também pode ser o chique e moderno. A cor neutra é versátil, e capaz de compor ambientes de todos os estilos que você quiser, na verdade.

Na contramão das cores neutras, o sofá de cor forte ou estampado pode ser a vida que o seu ambiente estava precisando. No caso de peças maiores, como o sofá de canto, a cor terá o poder de ser o ponto focal da sala, animando a decoração e sendo, praticamente, auto suficiente.

Isso mesmo, um sofá de canto de cor mais forte dispensa muitos outros detalhes, por já ser o maior e mais importante deles. Decorar com sofá colorido não precisa ser um pesadelo. Sem esquecer das cores neutras, faça uma combinação equilibrada, e não será nada difícil chegar a uma harmonização perfeita. Escolhendo ainda um sofá de canto pequeno, sua cor será um detalhe super charmoso e bem-vindo na sala.

Conheça nossos sofás de canto